Evento discutiu educação relacionada aos direitos humanos
A 3ª Semana de Direitos Humanos, que acontece na UFSC desde o dia 28 de agosto e termina nesta quinta-feira, dia 30, começou a programação com uma mesa sobre o tema e sua relação com a educação. As palestras aconteceram no Auditório do Centro Sócio-Econômico e foram ministradas pela professora da PUC-RJ, Vera Maria Candau, pela diretora da ONG Novamerica, Susana Sacavino, pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Sérgio Luiz Kukina, com debate da professora da Univille, Fernanda Brandão Lapa.

“Não basta educar para direitos humanos. Temos que educar em direitos humanos”, afirmou a professora Vera Maria Candau.
Vera Maria é membro do Comitê Nacional de Direitos Humanos e, durante sua exposição, analisou e discutiu concepções distintas dessa temática. A prática de educar em direitos humanos, segundo a professora, teve um contexto específico na América Latina: surgiu no período de redemocratização – no Brasil, por volta dos anos 80. Vera também acrescentou que a consciência de um sujeito de direitos não é espontânea, mas construída de alguma forma. “Não basta educar para direitos humanos. Temos que educar em direitos humanos”, afirmou.
A relação entre o direito à educação e a educação em direitos humanos é uma convicção que tem se afirmado progressivamente ao longo dos anos. O Plano Nacional da Educação em Direitos Humanos foi criado em 2006, mas a identidade dessa prática continua em construção e sua conceituação ainda é discutida.
Susana Sacavino falou sobre sua experiência de trabalho na área e declarou que desenvolver essa consciência implica em um trabalho inter e multidisciplinar na abordagem dos temas. “Criar uma cultura de direitos humanos é fundamental para uma sociedade democrática”. A pesquisadora também falou sobre a falta de percepção de que esses direitos fazem parte de nossa realidade. “Dependendo da região e da classe social, são percebidos de forma diferente”, acrescentou.
Por fim, Fernanda Brandão incentivou a reflexão fazendo questionamentos sobre os objetivos desse tipo de educação no ensino superior brasileiro. A programação da Semana termina nesta quinta com mesas de discussão, oficinas e exposições fotográficas.
Informações em www.direitoshumanos.ufsc.br. O evento é organizado pelo Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina e o tema desta edição é “Declaração Francesa de Direitos do Homem e do Cidadão”, que data de 1789.
Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom
isadoracastanhel@gmail.com
Fotos: Henrique Almeida/Agecom