Editora da UFSC presente na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

09/08/2012 09:34

A  Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) volta a marcar presença no maior e melhor evento do livro e da leitura da América Latina. Apresentando títulos de todas as suas séries e coleções, incluindo os últimos lançamentos, a editora universitária estará na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que inicia nesta quinta-feira dia 9  e vai até 19 deste mês, no Pavilhão de Exposição do Anhembi. Exibindo o emblema “títulos para ler o mundo”, a EdUFSC comparece à Bienal com 93 títulos e 1.390 exemplares, que,  visando facilitar  o acesso e estimular  o hábito da leitura, serão oferecidos com descontos de até 30%.

A EdUFSC dividirá espaço com editoras de ponta. Seus livros serão oferecidos no estande montado pela Liga de Editoras Universitárias (LEU), que inclui,  entre  outras, as editoras da USP, Unicamp, UnB e UFMG. Dirigida pelo professor Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros, reconduzido pela reitora Roselane Neckel, a EdUFSC é uma referência entre as editoras universitárias. Com mais de mil títulos lançados, difunde e democratiza o conhecimento há três décadas.

As coleções da editora receberam o reforço de títulos de interesse universal. Sem desmerecer outras obras do Catálogo, já que todas passam pelo rigoroso crivo do  Conselho Editorial,  alguns exemplos de “títulos para ler o mundo” dão uma ideia do papel da EdUFSC na bienal.

Na lista de autores e obras nacionais aparecem Riverão Sussuarana, de Glauber Rocha; Últimos Sonetos, de Cruz e Sousa; A ética do uso e da seleção de embriões, de Lincoln Frias; Poemas – Folias do ornitorrinco e Espelho dos melodramas, de Rodrigo de Haro; e Ecos no porão (I e II), de Silveira de Souza. Entre os títulos internacionais aparecem clássicos como: Homo academicus, de Pierre  Bordieu; Negerplastik (Escultura Negra) de Carl  Einstein; Códices – os antigos livros do Novo Mundo, de Miguel León-Portilla; Seis décadas de poesia alemã, de Rosvitha Friesen Blume e Markus J. Weininger.

O diretor administrativo e responsável pelo marketing da EdUFSC, Fernando Wolff, enxerga a bienal como “uma  oportunidade ímpar para divulgar nossos livros no mercado nacional e  internacional”, e entende que o evento proporciona a troca de experiências entre as editoras.  “Vamos à bienal para aprender”, observou.

 

Breve entrevista – Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros, diretor da EdUFSC

1. Qual a importância da EdUFSC na Bienal?
R.: Atualmente, a EdUFSC possui um catálogo bastante diversificado, que inclui autores de renome nacional e internacional, em diversas áreas do saber. A sua participação na Bienal de São Paulo, um dos maiores eventos do gênero em escala mundial, é muito importante para divulgar esse catálogo,  e também para chamar a atenção do leitor para a qualidade gráfica das nossas edições. Assim, consideramos essa Bienal uma grande vitrine global, que permitirá à EdUFSC mostrar para o Brasil e o mundo sua excelência em matéria de publicação de livros didáticos, científicos, literários etc. Além disso, estaremos expondo ao lado de grandes editoras universitárias, como as da USP, da Unicamp e da UFMG, com as quais temos uma parceria desde 2010, quando a EdUFSC participou, ao lado dessas editoras, da fundação da Liga de Editoras Universitárias (LEU).

2. Com que “roupa” a EdUFSC vai?
R.: Alcançamos um nível de produção de livros que considero bastante satisfatório, sobretudo nos últimos dois anos. Também temos investido muito na criatividade, de modo que nossos livros, do miolo à capa, estão muito atrativos e impressos com esmero. Assim, a qualidade gráfica é a nossa “roupa” mais visível, a capa do nosso traje de passeio, por assim dizer. Mas sob essa capa temos excelentes textos e excelentes autores, como, só para citar um livro recentemente publicado pela EdUFSC, o renomado estudo do mexicano Miguel León-Portilla, “Códices”, um dos textos fundamentais sobre as escritas ameríndias. Mas, ao lado desse autor, numerosos outros estarão à disposição do público durante a Bienal, revelando a riqueza do nosso catálogo.

A bienal funcionará no Pavilhão de Exposições do Anhembi, das 10  às 20 horas. A programação completa pode ser acessada no site www.bienaldolivrosp.com.br

Mais informações com  Sérgio Medeiros e Fernando Wolff pelo fone de  EdUFSC,  48-3721-9686 ou pelo  e-mail fernando@editora.ufsc.br

 

Moacir Loth / Jornalista da Agecom / UFSC
lothmoa@gmail.com

 

 

Tags: EdUFSC na Bienal do Livro