Conferência na UFSC trata da preservação e desenvolvimento sustentável do Aquífero Guarani

01/06/2012 13:56

O professor Jorge Néstor Santa Cruz realizou uma conferência nessa quinta-feira,  31 de maio, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED) com o tema “Sistema Acuífero Guaraní – Conclusiones y Plan Estratégico de Acciones en Ejecución”. Ele é o coordenador geral do projeto internacional para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani, também conhecido como Projeto Aquífero Guarani (SAG).

A preparação do projeto aconteceu entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2003, e sua execução começou em março do mesmo ano e foi até janeiro de 2009. O objetivo era apoiar Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na elaboração e implementação de um marco legal e técnico de gerenciamento e preservação do Aquífero Guarani para as gerações presentes e futuras. Em agosto de 2010, os quatro países firmaram um acordo de exploração, manejo e sustentabilidade do SAG para uso “equitativo e razoável” da água subterrânea, evitar “prejuízo sensível” entre as partes e permitir um “funcionamento efetivo”.

O coordenador explorou em sua palestra assuntos como a distribuição vertical da água no solo, ações a se considerar a respeito das águas subterrâneas (exploração, aproveitamento, avaliação e proteção), águas termais e ameaças e riscos (presença de sedimentos na água, redução da temperatura, aumento da concentração salina, entre outros). O Aquífero Guarani é localizado no centro da América do Sul, envolvendo áreas do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e sua reserva total corresponde a 30.000 km³ (em volume de água).

Jorge Néstor é geólogo e doutorem Ciências Naturaispela Universidad Nacional deLa Plata(Argentina), diplomado em Hidrologia pelo ex-Instituto de Hidrología de España (atual Cedex) e atualmente trabalha como professor titular do curso de Geografia na Universidad de Buenos Aires e no Instituto Nacional de Águas da Argentina, sendo responsável pelo Plano Nacional Federal de Água Subterrânea da Argentina.

A palestra foi uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e do projeto Rede Guarani/Serra Geral. Nessa sexta-feira, 1º de junho, o professor fará parte da banca de tese de Andrea Regina de Britto Lopes: “Recursos hídricos e uso da terra na bacia do Rio do Peixe/SC, mapeamento das áreas de vulnerabilidade e risco de contaminação do Sistema Aquífero Serra Geral”.

Mais informações na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, pelo telefone (48) 3721-9412 (com Juliana).

Os interessados também podem entrar em contato com o professor palestrante, pelo e-mail jorgenestorsantacruz@yahoo.com.ar

Por Isadora Ruschel/ bolsista de jornalismo na Agecom

Tags: Aquifero GuaraniJorge Néstor Santa Cruz