Romance esgotado de Glauber Rocha encerra Feira de Livros da UFSC
No ano em que o Brasil lembra os 30 anos da morte de Glauber Rocha, a obra literária do cineasta, intelectual e escritor ganha uma nova edição, publicada pela Editora da UFSC em parceria com o Instituto Itaú Cultural. Riverão Sussuarana, o grande e único romance do cineasta tropicalista, esgotado há mais de três décadas, chega da gráfica nesta terça-feira (3 de abril) diretamente para a Feira de Livros da Editora da UFSC, que encerra na quarta-feira, dia 4. O lançamento em Florianópolis ocorrerá no dia 18 de abril, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, junto com a divulgação do resultado do Concurso Rogério Sganzerla de Roteiros (Cinema e Dramaturgia), promovido pela Secretaria de Cultura e Arte e Editora da UFSC em 2011.
Muito aguardada pelo mercado editorial brasileiro e pelos admiradores do artista, Riverão Sussuarana chega encerrando uma série de 21 lançamentos de impacto nacional. O livro será apresentado e comercializado (com desconto) primeiramente para o público de Santa Catarina, depois para o resto do Brasil, em lançamento em São Paulo, na sede do Itaú Cultural, em data ainda não confirmada. Depois de dois anos de negociação com a família do cineasta, Riverão será publicado com duas capas sobrepostas: a original, elaborada pela viúva Paula Gaettan, na publicação da Record de 1978, e outra sobreposta, da artista gráfica catarinense Lúcia Iaczinski, na versão atualizada.
Em Florianópolis, o lançamento de Riverão Sussuarana será aproveitado para discutir o impacto estético e cultural desse romance, considerado um dos textos mais inventivos e controversos da literatura brasileira pós-moderna. Com o objetivo de marcar o resgate dessa dívida com o Glauber romancista, a Editora da UFSC organizou uma mesa-redonda para analisar a importância da obra: os especialistas Dirce Waltrick do Amarante (do Curso de Artes Cênicas) e Jair Fonseca (do Curso de Cinema da UFSC) vão explanar sobre as relações do cinema e da literatura de Glauber com James Joyce e Guimarães Rosa.
No romance, Glauber reinventa a língua portuguesa, criando novos vocabulários e nova sintaxe, a fim de pôr em ação a onça ou jaguar. Admirado e temido pelas culturas ameríndias, o animal, passeia majestoso pela história e pela ficção, propondo uma nova visão da cultura do continente americano. Riverão… dialoga com a obra dos dois escritores, fazendo uma releitura da onça mítica, até hoje conhecida em todo o continente, do México à Argentina.
Com a publicação, a Editora da UFSC leva adiante o projeto de divulgação do que a arte brasileira fez de melhor e mais radical no século XX. Dentro do mesmo projeto lançou, já em parceria com o Itaú Cutural em 2010, dois volumes com os ensaios críticos do cineasta e ensaísta catarinense Rogério Sganzerla, reunidos em torno da publicação Edifício Rogério. “Agora estamos debruçados sobre a herança literária de Glauber Rocha, outro gênio que mudou para sempre a face da cultura nacional”, anuncia o editor Sérgio Medeiros.
SERVIÇO:
Riverão Sussuarana, Glauber Rocha
Editora da UFSC
Lançamento: 18 de abril, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc, Centro de Florianópolis
Venda na Feira de Livros da Editora da UFSC – 3 e 4 de abril
Praça da Cidadania da UFSC
R$ 39,00, com deconto de 30%
Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte)
Contatos: (48) 99110524 – 37219459
raquelwandelli@reitoria.ufsc.br