Monólogo Inderna de Intão nesta quarta-feira no Teatro da UFSC

10/04/2012 14:39

O ator Graça Veloso apresenta a peça Inderna de Intão, nesta quarta-feira, 11/4, às 20h, no Teatro da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade e integra a programação do II Colóquio Antropologias em Performance .

“Inderna de intão” significa “desde quando”. O monólogo encenado pelo ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro Graça Veloso conta a história de uma velha sertaneja, que segue os passos de uma Folia do Divino – festa religiosa que chega a durar 20 dias em algumas cidades de Goiás.

A velha, viúva, convive com os fantasmas de seu passado, contando as histórias de como seus animais morreram, como conhecidos desapareceram ou como ela perdeu uma ou outra coisa que amava. É um retrato da alma interiorana do estado de Goiás, com seus lados cômicos e também religiosos.

Este trabalho percorreu todas as cidades do Distrito Federal como espetáculo institucional da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e faz parte do repertório de teatro de rua da Cia dos Homens.

O ator

Graça Veloso (Jorge das Graças Veloso) é ator, diretor teatral e dramaturgo. Doutorem Artes Cênicaspela Universidade Federal da Bahia (2005), é professor adjunto e coordenador da Licenciatura em Teatro do Programa Pró-Licenciatura na Universidade de Brasília. Tem pesquisa no campo das artes cênicas com enfoque na etnocenologia (diálogos com culturas tradicionais e ritos espetaculares). É autor de A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo, Benedito: tradição e imaginário no interior de Goiás, Teatro Gestual da Cia dos Homens e Memória Recontada, em parceria com Jorge Veloso.

  Colóquio

O Colóquio Antropologias em Performance é idealizado pelo Grupo de Estudos em Oralidade e Performance (GESTO), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSC, com o apoio do Instituto Brasil Plural/Cnpq e do CFH/Ufsc. O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2012.

Entre os palestrantes convidados estão Gabriele Brandstetter (Institute for Theater Studies/Free University – Berlin), André Lepecki (Tisch School of the Arts/NYU) e Eleonora Fabião (performer; Escola de Comunicação/UFRJ).

 Veja notícia com programação do colóquio em:

(http://noticias.ufsc.br/2012/04/10/antropologias-em-performance)

  

SERVIÇO:

 

O QUÊ: Monólogo Inderna de Intão.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANDO: Dia 11 de abril de 2012, quarta-feira, às 20h00.

QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.

CONTATO: (48) 3721-9714 (Pós em Antropologia Social) – head.sc@gmail.com

 

Visite www.dac.ufsc.br

 

Fonte: Kadu Reis – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC. SECARTE.UFSC, com material do grupo.

Tags: Graça VelosoII Colóquio Antropologias em PerformanceMonólogo Inderna de IntãoTeatro da UFSC