UFSC na mídia: Globo Repórter de hoje mostrará pesquisa sobre erva-mate
O Globo Repórter que será veiculado na noite desta sexta-feira (24) revela novas descobertas científicas de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre os benefícios das plantas medicinais em SC, em reportagem feita pela RBS TV do Estado.
Uma das novidades é o poder da erva-mate no combate ao mau colesterol e no auxílio no tratamento da diabetes. O vegetal atua ainda contra os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Do norte ao sul do Brasil, a erva é consumida de formas bem diferentes.
A reportagem é de Kíria Meurer, imagens de Márcio Elias e apoio da jornalista Margarida Santi na produção e edição do programa. Depois de três anos acompanhando 250 voluntários, pesquisadores da UFSC sugerem o consumo de um litro de chá-mate por dia para reduzir as taxas de gordura e açúcar no sangue e até eliminar alguns quilos.
Mas qual a melhor receita? Mate gelado na praia ou bem quente numa roda de chimarrão? A equipe catarinense de reportagem foi ao município de Xaxim para acompanhar o plantio e a colheita da erva. Lá, também descobriram a forma mais saudável de aproveitar a erva e conversaram com os habitantes, fiéis ao tradicional chimarrão.
A repórter passou também pelo sudeste, que consome 60% do mate produzido no país, mas na versão tostada. Este índice levou os pesquisadores da UFSC a estudaram os efeitos do chá feito com a folha tostada. Entre os voluntários, a redução do colesterol chegou a 40%, e houve ainda a diminuição das taxas de açúcar no sangue, emagrecimento e melhora da pele. Satisfeitos com os resultados, pesquisadores levantam a possibilidade de se produzir mate em cápsulas.
Fonte: Acontecendo Aqui.