Abertas até 12 de março as inscrições para o prêmio Frederico de Menezes Veiga
O Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi instituído pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa em 1974, e é concedido anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao desenvolvimento agropecuário nacional. O tema do prêmio neste ano é “A agricultura na economia de emissão de baixo carbono”. As indicações serão recebidas eletronicamente no site www.premiofmv.com.br até 11 de março de 2012.
Segundo Pedro Arraes, presidente executivo da Embrapa, a escolha deste tema, apesar de remeter ao futuro, é muito atual e vai de encontro ao objetivo de todos os países do planeta: encontrar uma solução viável para dar continuidade à produção de alimentos, preservando o meio ambiente. O prêmio consiste de uma peça de arte simbólica, um diploma alusivo ao fato e uma importância em dinheiro equivalente a 10 salários da referência PA16 de pesquisador da Empresa, conforme tabela de cargos e salários vigente, R$116.985,40 e é concedido anualmente a dois pesquisadores, um da Embrapa e outro das parceiras do Sistema Nacional de Pesquisa AgropecuáriaSNPA, que exerçam atividades em qualquer ramo das ciências agrárias e ciências correlatas.
Poderão fazer indicação de candidatos a Diretoria-Executiva da Embrapa, as unidades de administração central e descentralizadas, as instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária SNPA ou outras vinculadas à Embrapa através de convênio, bem como universidades, sociedades científicas, quaisquer instituições ligadas ao desenvolvimento de ciência e tecnologia e membros da Comissão Julgadora.
As indicações serão recebidas eletronicamente no site www.premiofmv.com.br até o dia 11 de março de 2012 e devem conter a seguinte documentação:
– Indicação institucional com justificativa, em papel timbrado, assinado e em PDF.
– Identificação do indicado.
– Formulário eletrônico de preenchimento on-line do memorial com números de caracteres limitados por campo, considerando a fonte Arial 12 e espaço simples.
– Descrição dos resultados (produtos, processos, serviços ou conhecimento) do trabalho do indicado relacionado ao tema.
– Adoção dos resultados, potencial de aplicação ou efetiva conversão dos resultados em inovação.
– Formação e experiência.
– Produção científica relevante.
– Prêmios já recebidos, se houver.
-> O número identificador do curriculum vitae da Plataforma Lattes/CNPq do indicado deverá ser informado no campo específico. É necessário que o currículo esteja atualizado, sem necessidade do envio de comprovantes.
-> No campo anexos, poderão ser enviados artigos científicos relevantes ou documentos de outra natureza, incluindo vídeos (não obrigatório).
-> Caso o indicado não tenha curriculum vitae na Plataforma Lattes, caberá à instituição indicadora ou ao indicado o envio de currículo contendo os mesmos itens em formato PDF no campo anexos.
A entrega do Prêmio será realizada em ato público, em solenidade programada pela Embrapa, sempre que possível na data do aniversário de sua instalação.
Para saber mais acesse www.premiofmv.com.br.