Show de Martinho da Vila levantou a plateia no Centro de Eventos
Um auditório lotado ovacionou o cantor e compositor Martinho da Vila, suas filhas e a banda que o acompanhou no show de sábado, dia 17, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, marcando a passagem dos 51 anos da UFSC. Ele recordou seus maiores sucessos, como “Balança povo”, “Batuque na cozinha”, “Canta, canta, minha gente”, “Disritmia”, “Pra que dinheiro”, “Madalena”, “Sonho de um sonho”, “Pequeno burguês” e “Mulheres”. O ponto alto foi quando, quase no fim do espetáculo, o artista cantou algumas músicas com a camisa da Universidade. Também emocionou a plateia a homenagem que prestou a Cruz e Sousa, tema de música do CD Lambendo a Cria, na qual faz referência à negritude, à vida sofrida e à genialidade do poeta catarinense.
Com a simpatia de sempre, o artista fez um show vibrante, levando o público a cantar com ele. No fim, precisou voltar ao palco e apresentar mais músicas. Também mostrou criações recentes, clássicos do samba e criações de Noel Rosa e de outros grandes compositores brasileiros. “Fechamos o ano com chave de ouro”, disse o diretor do Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SecArte), Luiz Roberto Barbosa. O departamento foi o responsável pela organização do evento, que teve o apoio de todas as fundações da Universidade – Fapeu, Feesc, Fepese e Funjab.
Antes do espetáculo, o Departamento de Cultura e Eventos lançou a publicação “UFSC 50 Anos em Revista”, entregue ao reitor Alvaro Toubes Prata pela presidente da Comissão das Comemorações dos 50 Anos, Cléia Silveira Ramos, e ao vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, pela estudante Mariane Ventura, responsável pelo projeto gráfico, editoração e tratamento de imagens da revista. Após a leitura, pelo cerimonial, de um texto sobre a publicação, o reitor fez um breve pronunciamento elogiando a comissão organizadora do show pelo empenho e pelo sucesso da promoção. No final, a publicação foi distribuída aos presentes.
Por Paulo Clóvis Schmitz – Jornalista na Agecom. Fotos por Velho Bruxo.