Servidor da UFSC é o mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico
O historiador Francisco do Vale Pereira, servidor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SecArte) da UFSC, assumiu quarta-feira, dia 7, como o mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). A solenidade ocorreu na sede do Instituto, em Florianópolis, e contou com a presença da maior parte dos filiados da entidade. “Entendo o convite como o reconhecimento pelo trabalho realizado na preservação da cultura catarinense, em especial a do litoral”, diz Pereira, que tem 52 anos, é técnico em assuntos educacionais e coordena o Núcleo de Estudos Museológicos (Nemu), além de ser o coordenador de comunicação do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade.
Francisco Pereira publicou o livro “Ribeirão da Ilha – Vida e retrato”, pela Fundação Franklin Cascaes, e o catálogo “O pilão da Ilha”, resultado de pesquisa feita em parceria com o museólogo Gelcy Coelho, o Peninha. Também produziu um CD-Rom com o mapeamento cultural do litoral, que identificou e registrou os principais costumes e manifestações artísticas e folclóricas desta região de Santa Catarina e que está disponível na página do NEA na internet.
Licenciado em História pela UFSC, ele fez especialização em história insular e atlântica na Universidade dos Açores. Atualmente, faz mestrado em museologia na Universidade Lusófona de Lisboa. É servidor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1979. “Estou orgulhoso com esse reconhecimento de uma instituição importante como o Instituto e quero continuar dando minha contribuição à pesquisa histórica e à memória do Estado”, afirmou o pesquisador.
Esta semana, o Nemu realizou em Florianópolis um curso de extensão sobre gestão de acervos e documentos museológicos.
Por Paulo Clóvis Schmitz/Jornalista na Agecom