Ciência sem Fronteiras abre editais para bolsa de graduação em cinco países
O Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas até 15 de janeiro para bolsas de graduação sanduíche em cinco países: Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. Os interessados devem se inscrever no site do programa.
A UFSC é responsável por homologar a inscrição de seus alunos que desejam se candidatar às bolsas. Para isso, o estudante deve atender a uma série de pré-requisitos, entre eles: ser aluno regular da universidade, ter concluído 40% da carga horária total do curso em 2011/2; ter Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou maior ao IAA médio do curso, e outros. Veja a lista completa no edital da UFSC Ciência sem Fronteiras – Chamadas 102-106.
O candidato também deve realizar o teste de proficiência no idioma e enviar o resultado à Capes até 17 de fevereiro de 2012. A Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (Sinter/UFSC) solicitou ao Programa Ciência sem Fronteiras um prazo maior para os testes, mas até o momento não obteve resposta.
Após a homologação pela universidade, a seleção é feita pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Os candidatos aprovados devem se inscrever nos sites das instituições estrangeiras.
Sobre o Programa
O Ciência sem Fronteiras prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. É uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Saiba mais:
Site do programa Ciência sem Fronteiras
Edital Conjunto N.º 001//SINTER – PREG- PRPE/2011 Ciência sem Fronteiras Chamadas 102-106
Mais informações: intercambio@reitoria.ufsc.br