Jornalismo em Debate discute nesta terça os riscos da profissão
O repórter cinematográfico Gelson Domingos foi morto este mês enquanto cobria um conflito na favela de Antares, Rio de Janeiro. O acontecimento levantou uma série de questões e algumas delas serão discutidas no programa Jornalismo em Debate. “A violência contra o jornalista e os riscos da profissão” será o tema da edição que vai ao ar nesta terça, 22 de novembro, às 18h, na Rádio Ponto UFSC.
Para esta edição estão confirmadas a presença do professor Francisco Karam, da UFSC; do repórter Diogo Vargas, do Diário Catarinense e de Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e segunda vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.
O programa
Jornalismo em Debate é um programa quinzenal produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFSC, com a orientação da professora Valci Zuculoto e com mediação do professor Áureo Moraes. A atividade faz parte da disciplina Cátedra Fenaj/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da UFSC e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Desde a estreia do programa, em abril, já foram produzidas edições que debateram temas como cobertura internacional, corrupção no futebol e crise econômica mundial.
A Rádio Ponto UFSC pode ser ouvida e acessada pelo site www.radio.ufsc.br. No mesmo endereço, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de Jornalismo
em Debate. Os ouvintes e internautas podem participar, antes ou durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo Twitter @radioponto.
Os participantes:
Francisco Karam: jornalista, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, e professor do Departamento de Jornalismo da UFSC desde 1984. É autor dos livros Jornalismo, Ética e Liberdade e A Ética Jornalística e o Interesse Público, publicados pela Summus Editorial. Também é um dos professores responsáveis pelo projeto de extensão Observatório da Ética Jornalística – objETHOS.
Diogo Vargas: jornalista formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Atua como repórter desde 1997. Em Santa Catarina, já passou por A Notícia, em Joinville, e no AN Capital, em Florianópolis. Atualmente é repórter especial do Diário Catarinense. Já foi finalista do Prêmio Esso, e ganhou o Prêmio Unimed 2008, com a reportagem “Prisioneiros do Crack”.
Suzana Blass: formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, segunda Vice-Presidente da Fenaj e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e chefe de Pesquisa do jornal O Dia há 14 anos.
Por Mariane Ventura/Acadêmica de Jornalismo – UFSC