Dissertação da Pós-Graduação em Ciência da Informação é premiada
Com o trabalho Ética profissional do bibliotecário atuante no segmento empresarial em Santa Catarina, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC, Daniella Pizarro recebeu o prêmio de melhor dissertação nacional da área. A premiação foi realizada durante o XII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib), realizado na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é reconhecer trabalhos que contribuem para o desenvolvimento da Ciência da Informação.
Seguindo a linha de pesquisa Profissionais da informação e orientada pelo professor Francisco das Chagas de Souza, Daniella pesquisou o entendimento de 13 bibliotecários que atuam em empresas de médio e grande porte do Estado sobre os conceitos de moral, ética e ética profissional. Uma das avaliações é de que há um desconhecimento generalizado sobre o conteúdo do Código de Ética do Bibliotecário Brasileiro e a conceituação de moral, ética e ética profissional.
“Ao mapear as representações de ética contidas nos discursos dos bibliotecários percebi que o conceito de ética expresso confunde-se com o conceito de moral e, ainda, esse coletivo tem noções de ética relacionadas com alteridade, caráter e comportamento, entretanto tem dificuldade em defini-la claramente”, avalia Daniella.
Em sua opinião, para compreender a importância da ética é necessário o entendimento sobre o que ela é. A dificuldade pode estar relacionada à abordagem desse assunto no currículo dos cursos de Biblioteconomia. Em sua dissertação Daniella destaca também a escassa literatura sobre o tema ética profissional do bibliotecário.
A autora enfatiza a função social dos bibliotecários de fornecer informações para a sociedade, e explica que os profissionais atuantes na área empresarial as repassam buscando dar vantagem estratégica à empresa. Daniella considera que não há problema de se trabalhar em um meio capitalista, mas o profissional nunca deve esquecer seu compromisso social.
“Mesmo trabalhando em um ambiente capitalista, onde a competitividade é muito grande, os profissionais devem atuar e saber como se comportar sem ferir os princípios da ética e moral”.
Além do prêmio ANCIB 2011, Daniella Pizarro já ganhou o prêmio de melhor trabalho na categoria de pesquisador júnior na décima primeira edição do Enancib, em 2010, com o artigo que leva o mesmo nome de sua dissertação.
Mais informações: daniellapizarro@hotmail.com
Por Nayara Batschke / Bolsista de Jornalismo na Agecom