Ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Núcleo Margens – Modos de Vida, Família e Relações de Gênero vai organizar uma mostra de imagens durante os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. As inscrições devem ser encaminhadas até 9 de novembro, para eventosmargens@gmail.com
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi criada em 1991, por feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership) e ocorre atualmente em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, e vai até o dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O movimento brasileiro inicia em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Outras datas importantes neste período e que integram a campanha são o dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids) e o dia 6 de dezembro (Dia do massacre de Mulheres de Montreal), data que incentivou a criação da Campanha Mundial do Laço Branco no Brasil e Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Mais informações na UFSC: http://margens.ufsc.br / (48) 3721-9250