Informativo do plano de saúde da UFSC
INFORMATIVO DO PLANO DE SAÚDE DA UFSC
AGOSTO 2011
ASSUNTO: Reajuste Anual
Caro(a) Servidor(a) da UFSC
Como é de conhecimento de todos, o plano de saúde suplementar da UFSC possui reajuste de mensalidade anual no mês julho de cada ano, conforme reza o contrato e de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Saúde-ANS.
Conforme informado no ano passado, foram adotadas nos últimos doze meses, ações pró-ativas no sentido da redução da sinistralidade do plano de saúde da UFSC, entre as quais podemos citar: a) inclusão de todos os beneficiários com doenças crônicas vinculados ao plano de saúde da UFSC, no sistema de gerenciamento de crônicos da UNIMED (visitas domiciliares, contato telefônico, contato com o médico do servidor, etc.); b) análise epidemiológica dos resultados dos exames médicos periódicos, como base para ações de medicina preventiva, resultando inclusive com a implantação de espaço físico exclusivo para a saúde do servidor; c) trabalho com foco de atuação em comunicação, prevenção e acompanhamento contínuo de indicadores; d) definido como meta, medidas efetivas de redução de sinistralidade. Assim, durante o mês de maio de 2011 foram abertas as negociações entre a operadora UNIMED e a administração central da UFSC objetivando definir o valor do referido reajuste.
Isto posto, após mais um ano de sucesso do nosso plano de saúde, que acaba de chegar a marca de 13.300 vidas, temos a informar que a partir da análise dos dados de sinistralidade dos servidores, seus dependentes e agregados feita pela UFSC, que o reajuste definido para o ano de 2011 é de 8,5%, a partir de 1º de julho de 2011. Assim, solicitamos atenção de todos para o fato de que o aumento será aplicado retroativamente ao mês de julho, de forma que o boleto de pagamento com vencimento em 15 de setembro virá, excepcionalmente, acrescido do aumento relativo aos meses de julho e agosto.
Como visto, este valor ficou abaixo, inclusive, do valor do IGPM, que no mês de junho chegou a 9,76%, comprovando que as medidas de acompanhamento sistemático da relação entre a arrecadação e a sinistralidade do plano (diferença entre arrecadação e despesa), bem como das medidas tomadas no último ano, obtiveram reflexos positivos.
Aproveitamos para informar, ainda:
1) A ANS aprovou, recentemente, um acréscimo de 62 novos procedimentos médicos para os planos de saúde regulamentados.
2) A Operadora UNIMED está ultimando as medidas necessárias para a inclusão do pagamento do plano de saúde no contra cheque de cada servidor. Desta forma, aguardem novas informações a respeito, pois esta operacionalização, de responsabilidade exclusiva da Operadora, deverá ocorrer nos próximos meses.
3) As novas carteirinhas da UNIMED estão sendo enviadas para a casa de cada beneficiário, com validade até 31/07/2012.
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social-PRDHS
Departamento de Desenvolvimento e Atenção Social e á Saúde-DDAS
Divisão de Saúde Suplementar
Outras informações pelo site www.planodesaude.ufsc.br.