Estudante brasileiro obtém primeiro prêmio em concurso mundial de fotografia
A fotografia ´Meditando en la ancestralidad`, do estudante brasileiro Manuel Vivanco Bercovich, é a ganhadora do concurso fotográfico Yo estuve en Machu Picchu. A disputa reuniu 10.859 imagens da cidade incaica, realizadas por mais de 60 mil participantes de diversos países. Organizado por uma associação de empresas peruanas e respaldado pelo governo de Cuzco (Peru), o concurso pretende a criação de uma comunidade internacional capaz de promover as riquezas históricas, arqueológicas e culturais desse Patrimônio da Humanidade.
Manuel conseguiu o primeiro lugar com uma fotografia tirada em julho passado, durante a visita a Machu Picchu que realizou com seu amigo Douglas Fazzioni (que aparece de costas na imagem premiada) e que faz parte de uma viagem pela América Latina que continua em pleno andamento. Como prêmio, o estudante terá a oportunidade de voltar à cidade incaica num tour que inclui Lima, Arequipa, Colca, Cuzco e Machu Picchu, que se estenderá por 11 dias, para duas pessoas e com todas as despesas pagas pela organização.
Os ganhadores do concurso foram escolhidos por um júri especializado, integrado por oito profissionais e liderado pelo prestigiado fotógrafo peruano Walter H. Wust. O júri teve o desafio de escolher, entre as mais de 10 mil imagens digitalizadas, algumas das que são as melhores fotografias de Machu Picchu das últimas décadas. As imagens ganhadoras e os detalhes do concurso podem ser consultados em www.machu-picchu100.com
Manuel tem 21 anos e mora com sua família em Florianópolis no Canto da Lagoa. Além da sua paixão pela fotografia e pelo surf, ele adora viajar. Assim, antes de começar a estudar na Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) – onde em 2012 cursará o terceiro ano de Oceanografia – já sonhava com a possibilidade de fazer uma longa viagem por diversos países em busca de novas vivências, boas imagens e as melhores ondas.
A ansiada viagem por culturas diversas começou em fevereiro passado, junto com seu amigo Douglas – artista plástico e também oriundo de Canto da Lagoa. Carregando mochilas e três coisas fundamentais – prancha de surf, câmera fotográfica, pinceles e tintas – os dois iniciaram um percurso pela costa oeste da América Latina, partindo do sul do Chile e tendo como destino final El Salvador, na América Central.
Além de financiar sua viagem fotografando surfistas e pintando grafites e murais, Manuel e Douglas vão tecendo redes de amigos em cada praia, em cada vilarejo do caminho. Para diminuir os custos, se hospedam em casas de famílias inscritas numa rede solidária para viajantes (Couch Surfing http://www.couchsurfing.org/)
A foto ganhadora foi tirada graças ao fato de que, logo depois de terem chegado ao Peru, os viajantes decidiram se afastar durante alguns dias da costa do Pacífico para conhecer a cidade incaica. Para isso andaram de ônibus, de trem e a pé durante vários dias; caminharam 48 horas entre bananas, papaias e plantas de cação, bordejaram precipícios e, finalmente, subiram centenas de degraus de pedra durante a madrugada, até chegar ao santuário mais alto da imponente cidade.
As fotografias e os detalhes do concurso podem ser consultados em www.machu-picchu100.com
Mais informações com Manuel, (51) 989579918, ou via e-mail: manuviberco@hotmail.com; jimenamassa@gmail.com