Inauguração do Laboratório de Capacitação em Gestão e Docência
O ato inaugural do Laboratório de Capacitação em Gestão e Docência (LCGD) e o Lançamento do Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil ( www.etec.ufsc.br) serão realizados nesta sexta-feira, 26 de agosto, às 9 h no 3º andar da FEPESE.
CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-TEC Brasil
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) dando sequência ao Plano de Desenvolvimento da Educação, no âmbito da política de expansão à educação profissional, instituiu o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, e-Tec Brasil, por meio do Decreto nº 6.301 de 12 de dezembro de 2007.
O e-Tec Brasil visa ao desenvolvimento da educação profissional técnica na modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente para o interior do País e para a periferia das áreas metropolitanas, como também permitir a capacitação profissional inicial e continuada para os estudantes matriculados e para os egressos do ensino médio, bem como para a educação de jovens e adultos. Busca, ainda, contribuir para o ingresso, permanência e conclusão do ensino médio por jovens e adultos.
Atualmente, vinculam-se ao e-Tec Brasil 44 instituições, sendo 33 da esfera federal e 11 da esfera estadual, que ofertam 48 cursos de dez Eixos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, atendendo cerca de 20 mil alunos nas diversas Regiões do Brasil.
O Currículo Referência, em sua versão preliminar, foi divulgado em 2010 e aberto a contribuições, enquanto um processo de construção coletiva dos coordenadores e professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Escolas Técnicas Profissionais Estaduais e pesquisadores de IES, que atuam no âmbito do Sistema e-Tec Brasil. Esta Versão final, resultado de minucioso trabalho de pesquisa, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, elaborou e, neste momento, disponibiliza em versão final o Currículo Referencia que apresenta as Matrizes Curriculares de Referência Nacional, norteadoras para a definição de perfil profissional, competências, habilidades, bases tecnológicas e ementas para os cursos de formação profissional de nível técnico na modalidade a Distância.
A implementação e consolidação do Sistema e-Tec Brasil, à luz de seus objetivos, não é tarefa trivial, mas necessária para a construção de uma sociedade equânime e republicana, na qual a educação é entendida como fator de inclusão social, de cidadania e dignidade, de geração de conhecimento e promotora de desenvolvimento econômico-social.
Informações: www.etec.ufsc.br
Laboratório de Capacitação em Gestão e Docência (LCGD)
O projeto e-Tec/UFSC/MEC, envolve uma equipe de aproximadamente 30 pessoas (professores e estudantes de pós-graduação) em quatro projetos que desenvolvem ações em parceria com a SETEC/MEC
a) CVMD – Comissão de acompanhamento e Validação de Materiais Didáticos para o Sistema e-Tec Brasil (INE-CTC)
b) SAAS – Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Sistema e-Tec/MEC (INE/CTC).
c) GPCRF- Grupo de pesquisa para elaboração do Currículo Referência para o Sistema e-Tec/MEC (CCN/CSE).
d) CGD – Cursos de Capacitação em Gestão e Docência em EaD ATELIERTCD/CED
As ações dos quatro projetos contribuem para a consolidação dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio a Distância que compõem o Sistema e-Tec Brasil e estão integrados entre si pelo propósito e pela articulação em um projeto mais amplo de caráter interinstitucional que reúne mais outras 5 Instituições de Ensino Superior (UFRN, UFMT, CTISM, CEDERJE, IFPR).
O Laboratório de Capacitação em Gestão e Docência (LCGD) vem garantir o suporte tecnológico e pedagógico necessário, mais especificamente, para elaborar e disponibilizar Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem e Capacitar professores e Gestores para o uso dos mesmo nos cursos de Educação a Distância. Este Laboratório foi organizado para dar suporte a essas ações e caracteriza-se como uma ação interinstitucional mais ampla que congrega Institutos Federais, Escolas Técnicas Estaduais, Escolas Técnicas Vinculadas e CEFET.
Este Laboratório não se restringe a este espaço, pois este depende de outra célula de produção de Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem que ainda não foi Instalado. Já possui todo o mobiliário, equipamento e bolsas para os pesquisadores, mas está sem espaço físico. Aguarda uma definição do CED na distribuição do espaço físico nos dois novos prédios daquele centro, um concluído ainda em 2010 e outro a ser concluído e 2011.
Este Laboratório está vinculado a um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo FNDE/MEC, que tem como compromisso a elaboração e disponibilização de Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem e a capacitação aproximadamente de 1.200 profissionais vinculados ao sistema e-Tec Brasil.
A UFSC, tem hoje aproximadamente 270 Laboratórios que dão suporte às suas ações de pesquisa, extensão e ensino. Mas este é o primeiro endereçado de modo exclusivo para desenvolvimento e utilização de ODEA – Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem – e capacitação de Professores e Gestores no uso de Tecnologias Educacionais atualizadas. Congrega hoje, internamente, uma equipe com mais de 30 pesquisadores e estudantes de Graduação e de Pós Graduação e externamente mais de 100 pesquisadores do PCEADIS – Grupo de pesquisa vinculado ao CNPq.
A sua instalação só foi possível pela colaboração e apoio da Coordenação Nacional do Sistema e-Tec Brasil e da FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos
Fonte: Araci Hack Catapan (aracihack@gmail.com) e Marcos Laffin