Futuresco estreita relações entre UFSC e Universidade de Münster

03/06/2011 15:28

Na manhã de sexta-feira, 3 de junho, no auditório da Fepese, ocorreu o encerramento oficial do Future Cooperation on Teaching and Research, o Futuresco. O evento, promovido em parceria entre a UFSC e a Universidade de Münster, da Alemanha, visou estreitar as relações entre a UFSC e universidade alemã, parceiras desde 1985. Conforme afirmou Ricardo Schuch, representante oficial da comitiva alemã, a cooperação, nos últimos anos, se concentrou na promoção de intercâmbios e, agora, com base em uma nova geração de pesquisadores, o trabalho conjunto poderá ser estendido a diversas disciplinas.

Uma delegação de sete cientistas da Universidade de Münster, nas áreas de Nanofísica/Nanobiofotônica, Pesquisa de Baterias, Pesquisa de Infecções, Ciências Políticas, Sistemas da Informação e Informática, ministrou palestras na Universidade, promovendo aproximação com os grupos de pesquisas da UFSC. Durante o evento, por meio de Seminários Introdutórios, os cientistas puderam apresentar suas atividades de pesquisa ao público presente nos seguintes centros: CFM, CTC, CCB, CCS e CSE.

Também foram realizados debates informais para identificar e planejar novos projetos de pesquisa e sua implementação, além de analisar a possibilidade da criação de novos cursos na UFSC.  À tarde acontece a apresentação final, quando serão apontadas propostas sugeridas no Futuresco. O evento é parte das comemorações do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Informação.

Mais informações: (48) 3721-8225 ou www.sinter.ufsc.br (Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais – Professor Louis Roberto Westphal, representante da UFSC) e  Ricardo Schuch schuch@uni-muenste.de

Po Nathan Mattes Schafer/ Bolsista de Jornalismo na Agecom