3º Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunidade será no dia 16 de junho
O Curso de Odontologia e os programas de pós-graduação em Odontologia e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem no dia 16 de junho, quinta-feira, o 3º Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunidade: Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia (SIESC). O evento, gratuito, será realizado no Hotel Quinta da Bica D’água, bairro Carvoeira, e as inscrições podem ser feitas no local.
Podem participar professores e estudantes de graduação em Odontologia e de pós-graduação das áreas de Odontologia e Sáude Coletiva, profissionais da equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal de Florianópolis (SMS), cirurgiões-dentistas (CDs), técnicos de saúde bucal (TSBs) e auxiliares de saúde saúde bucal (ASBs), além de representantes da comunidade. Também é aberto a gestores, professores e alunos de todas as escolas de Odontologia do Estado de Santa Catarina. O limite é de 300 participantes por período.
O Seminário destaca dois grandes temas “Educação odontológica – experiências e perspectivas do PROSAÚDE” e “Recomendações para o uso de fluoretos no Brasil”. O objetivo é promover a integração de saberes e práticas em torno destas temáticas através da realização de conferências por professores convidados e de debates envolvendo participantes atuantes no ensino, no serviço e na comunidade.
Serão seis conferências, discussões em plenária, englobando a participação de professores, estudantes de graduação e pós-graduação, cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, gestores, representantes comunitários e a comunidade em geral.
A relevância das temáticas é indiscutível, tendo em vista a importância dos recursos humanos para o bom desenvolvimento dos sistemas de saúde e a importância do uso racional de fluoretos na prevenção de doenças bucais.
Diversas políticas indutoras objetivando a integração entre o ensino e serviço foram implementadas na última década em parceria pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS) entre elas destaca-se o Programa para Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓSAÚDE.
No cenário da Odontologia brasileira há particularidades a serem consideradas no processo de formação do cirurgião-dentista, tais como os sinais de mudança no panorama do trabalho odontológico destacando-se a redução do exercício liberal estrito, a popularização dos sistemas de odontologia de grupo, o aumento do percentual de profissionais com vínculo público, sobretudo com o crescimento expressivo dos postos de trabalho na rede pública de serviços de odontologia (MORITA; HADDAD; ARAÚJO, 2010).
Programação:
Dia 16 de junho – quinta-feira
7h30min – Recepção e inscrição
8h15min – Abertura
8h45min às 10h – “Educação odontológica – experiências e perspectivas do Pró-Saúde”, com o professor Celso Zilbovicius (USP).
“O Pró-Saúde: Experiência da PUC/PR”, com o professor Samuel Jorge Moysés (PUC/PR).
Coordenadora: professora Daniela Lemos Carcereri (UFSC).
10h às 10h30min – Café com idéias – Todos os participantes.
10h30min às 11h – “O Pró-Saúde: Experiência da UFSC”, com a professora Inês Beatriz da Silva Rath (UFSC).
11h às 12h – Debate – Todos os participantes.
Ativador: professor Cláudio José Amante
14h às 15h30min – “Recomendações para o uso de fluoretos no Brasil” – Mecanismo de ação, com o professor Jaime Aparecido Cury.
Coordenador: professor Marco Aurélio de Anselmo Peres.
“Uso coletivo“, com o professor Paulo Capel Narvai.
15h30min às 16h – Café com ideias – Todos os participantes.
16h às 16h45min – “Riscos”, com a professora Simone Tetü Moysés.
16h45min às 17h45min – Debate – Todos os participantes.
Ativador: professora Karen Glazer de Anselmo Peres.
17h45min – Encerramento das atividades.
Parcerias:
Curso de Graduação em Odontologia – UFSC
Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis – SMS
Programa de Pós-Graduação em Odontologia – PPGO
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSP
Outras informações pelo telefone (48) 3721-9046.