Projeto “Promoção da Cultura de Riscos de Desastres” inicia agenda 2011

20/04/2011 12:17

A etapa 2011 das oficinas do projeto “Promoção da Cultura de Riscos de Desastres – PCRD” começou nos dias 14 e 15 de abril em Recife, capital de Pernambuco. O Projeto teve início em abril de 2010 e segue com seu cronograma até setembro de 2011, quando deverá ter passado pelas 27 capitais brasileiras, com o objetivo de disseminar a cultura de risco com a ampliação da percepção de risco e do desenvolvimento de ferramentas eficazes de comunicação de risco, com ênfase na questão ambiental.

O projeto é desenvolvido pela parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED UFSC, e a revista Com Ciência Ambiental.

O projeto PCRD destina-se a profissionais de defesa civil, de gestão de desastres e de comunicação social. Entre os 56 participantes, estavam os representantes de instituições como a Defesa Civil de Recife e de Pernambuco, o CEPED Pernambuco, Vigidesastres de Pernambuco, Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CPRH, de Recife, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Cruz Vermelha de Recife. “A interdisciplinaridade dos participantes contribuiu para que houvesse um bom debate de nível técnico sobre a percepção de risco e a importância da comunicação de risco para a proteção civil”, disse a pesquisadora do CEPED-UFSC, Janaína Furtado.

A oficina foi conduzida pela pesquisadora Cilene Victor, com participação do editor da revista Com Ciência Ambiental, Paulo Fernando, o coordenador-geral do Departamento de Minimização de Desastres da SEDEC, Werneck Martins Carvalho, e a pesquisadora do CEPED UFSC, Janaína Furtado. No segundo dia os coordenadores da oficina visitaram a comunidade de Ibura, no Recife, onde está sendo aplicada uma tecnologia de contenção de barreiras para prevenir desastres.

A próxima capital a receber a oficina será Boa Vista, em Roraima, nos dias 28 e 29 de abril.

Diretrizes internacionais

O PCRD é um projeto alinhado às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (EIRD ONU), e sua Campanha Mundial de Redução de Desastres, intitulada em inglês ?Making Cities Resilient, My City is Getting Ready? (Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando).

Dentro da campanha a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, desenvolve ações de capacitação e promoção da cultura de prevenção a riscos de desastres para o biênio 2010-2011.

Fonte: CEPED UFSC

Tags: cepedCultura de riscosdefesa civil