Ciclovia e bicicletário na UFSC são tema de debate

06/04/2011 14:05

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Reitor, vice-reitor, representantes de Centros e a Comissão de Fiscalização das Obras (formada por seis servidores e dois alunos) encontraram-se na terça, 05/04, na Sala de Conselhos, para reunião que discutiu criação da ciclovia e do bicicletário da UFSC.

As obras buscam facilitar a mobilidade de pedestres, ciclousuários e portadores de necessidades especiais nos acessos ao campus e no deslocamento entre prédios e Centros de Ensino. A ciclovia terá aproximadamente 8 km por 3m de largura e ligará todos os Centros. Já o bicicletário será construído perto da Biblioteca Universitária (saída ao lado do Banco do Brasil) e contará inicialmente com 250 vagas.

Desde 1996 existem pesquisas para a construção de ciclovia no entorno da UFSC. Somente no final do ano passado o Conselho Universitário (CUn) aprovou projeto da professora Lenise Grando, do Departamento de Engenharia Civil. Com a missão de diminuir o grande número de carros na Universidade – atualmente em torno de 20 mil – e estimular o uso de bicicletas, as obras também servem como modelo para incentivo a práticas e construções sustentáveis.

O bicicletário terá uma área de 230m² divida em três níveis. As bicicletas serão guardadas no primeiro nível; no segundo haverá banheiros e armários para os estudantes e no terceiro, um terraço com cafeteria. A ideia é ampliar todas as vagas para bicicletas dentro da Universidade e melhorar as condições de segurança. Junto com a ciclovia também foram pensadas medidas operacionais de moderação de tráfego dentro do campus, como rebaixamento de meio-fio, redutores de velocidade, limitadores das áreas de estacionamento, sinalização de travessias e arborização.

Os recursos para as obras serão destinados por entidades parceiras, como o Banco do Brasil, que financiará a elaboração do projeto executivo, esclarece José Carlos Petrus, chefe de gabinete do Reitor. No dia 19 de maio a empresa responsável pelo projeto deverá apresentar orçamento e, em seguida, será feito um termo de referência para licitar a obra.

Por José Fontenele/ bolsista de jornalismo na Agecom

Tags: bicicletáriocicloviamobilidade