Falece Newton da Costa, referência mundial em Lógica, professor e ‘Honoris Causa’ da UFSC

17/04/2024 12:49

Newton Costa recebeu honraria da UFSC em 2010. Foto: Divulgação/GGN

Faleceu na noite desta terça-feira, 16 de abril, o filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, um dos mais importantes e reconhecidos nomes da Lógica no país e no mundo. Filósofo da Linguagem, da Lógica, matemático, professor, cientista e entusiasta da ciência, foi professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde ministrou cursos, participou de atividades de ensino, pesquisa e extensão e construiu um legado. Na instituição, foi agraciado com a honraria de Doutor Honoris Causa em 2010.

Formado em Engenharia Civil e Matemática na Universidade Federal do Paraná, lecionou nas principais instituições do país: foi professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também integrou o corpo docente de renomadas instituições internacionais, tanto na América Latina, quanto nos Estados Unidos e Europa. Ainda, participou de organizações científicas e recebeu títulos como a Comenda do Legislativo Catarinense, em 2014.

Em 2017, deu uma entrevista à UFSC TV, em que defendeu que o investimento na ciência passa pelo investimento nas pessoas, e que isso deveria ocorrer “desde o berço”. No campo da Filosofia, deixou um legado de construção de um pensamento que ia de encontro ao que se sustentava na lógica aristotélica. Os “sistemas formais inconsistentes” registrados em sua obra são utilizados na computação. Ciências sociais, Economia e  Direito também se valem do pensamento do cientista.

Tratado como um pioneiro e também como um poeta, admirado por ex-alunos, ex-orientandos e ex-colegas, também deu nome ao filho, Newton Carneiro Affonso da Costa Junior, professor voluntário da UFSC. O filósofo também deixa outros dois filhos e netas. A cerimônia de despedida será realizada a partir das 14h30 desta quarta-feira, 17 de abril, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. A Universidade e sua comunidade, em luto, presta suas homenagens ao professor e solidariza-se com sua família e seus amigos.

Legado

O professor Newton da Costa apoiou Oswaldo Porchat Pereira em seu projeto de criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), em 1976/1977, sendo até hoje um de seus mais relevantes e atuantes membros fundadores. Ali, criou em 1982 o “The Journal of Non-Classical Logic”, o primeiro periódico de circulação internacional na área de lógicas não clássicas.

Sua paixão pela Lógica e pelos Fundamentos da Ciência, alicerçada por sólida formação acadêmica e por sua intensa dedicação aos campos da Lógica e da Filosofia, fez dele um dos criadores da Lógica Paraconsistente, área reconhecida internacionalmente, laureando-o com diversos títulos nacionais e internacionais.

A magnitude e a repercussão dos trabalhos do professor Newton Costa tornou-o um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados internacionalmente. Publicou centenas, incluindo livros, artigos e notas. Somam-se a isso milhares de citações de seus livros e artigos, em mais de dez idiomas. Homenageado e estudado no mundo todo, o professor também inspirava com frases certeiras sobre seu campo de conhecimento. Em entrevista concedida em 2012 para a Revista da Faculdade de Direito da UFPR, registrou: “A filosofia, em minha opinião, consiste exatamente nisso: mergulhar num abismo sem fundo, você passa o resto da vida nadando no ar, mas você consegue precisar uma porção de coisas no caminho”, disse.

Com informações da UFPR e da Fapesp

Tags: CFHNewton Carneiro Affonso da CostaNota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina