Estudantes da UFSC Blumenau lançam podcast ‘Conversa Federal’, com entrevistas sobre educação

21/09/2021 18:51

O aluno José Vitor Oliveira Nazareth, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e a egressa do curso de Licenciatura em Matemática, Fernanda Gonçalves Amaro, lançaram um podcast de entrevistas para debater as problemáticas da educação. Com o título “Conversa Federal“, o podcast é voltado para estudantes de todos os níveis, professores e qualquer pessoa interessada em debater a educação no país.

José Vitor conta que a ideia de produzir o podcast surgiu quando foram divulgadas notícias de que as universidades federais corriam risco de serem fechadas por falta de verbas. A partir daí, ele decidiu criar um projeto que divulgasse as ações e a importância de uma universidade federal para o desenvolvimento humano e tecnológico da região onde ela está inserida. “Convidei Fernanda para a execução do projeto e percebemos que ele poderia ir além, abrangendo não apenas a importância da educação de ensino superior, mas a educação em todos os âmbitos”, conta.

O estudante também relata que o Conversa Federal foi inspirado em outros podcasts de conversas diversas, como o Nerdcast, Flow e PodePah, e também em podcasts de notícias, como O Assunto do G1, Durma com Essa do Jornal Nexos e Horário de Brasília da CNN. O nome surgiu durante o brainstorm para a criação da identidade visual. “A ideia era criar um nome que unisse algum termo comum no meio dos podcasts com outro que remetesse à educação”, conta.

O primeiro episódio, que já está disponível, traz uma entrevista com o professor João Luiz Martins, diretor do Campus Blumenau da UFSC. Durante a conversa, foram abordados temas como a trajetória do professor João na educação, os desafios da implantação da UFSC em Blumenau, a importância das universidades para o desenvolvimento do país, a queda no orçamento das universidades federais nos últimos anos e a importância do Restaurante Universitário (RU) para a permanência dos alunos.

Para os próximos episódios, estão previstas conversas com mais dois professores da UFSC Blumenau: Jorge Cássio Costa Nóbriga, do Departamento de Ciências Exatas e Educação, com o tema “A tecnologia em prol da educação”; e Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação, com o tema “Educação e Inovação”. “No ano que vem, pretendemos conversar com profissionais, especialistas e lideranças das mais variadas instituições de educação em Blumenau”, contam os apresentadores do podcast.

Por enquanto, o Conversa Federal está disponível apenas no Spotify, mas futuramente será disponibilizado também no Deezer Podcasts, Apple Podcasts e Youtube. A divulgação dos links é feita no perfil no Instagram @conversafederal e nas redes sociais das organizações estudantis da UFSC Blumenau.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: BlumenauConversa FederalpodcastUFSC