Projeto de extensão capacita docentes e equipa laboratórios de informática em escolas públicas de Blumenau

01/11/2017 09:03

Uma iniciativa que promove a educação e protege o meio-ambiente ao mesmo tempo. Projeto coordenado pelo professor Daniel Girardi (Núcleo de Formação Continuada – NUFOR/UFSC Blumenau) está auxiliando as escolas públicas de Blumenau a equiparem seus laboratórios de informática e, ao mesmo tempo, a reduzir o volume de lixo digital descartado na região.

Projeto ajuda escolas da região de Blumenau. Foto: Divulgação/UFSC

Por meio de uma parceria com a Blusoft e demais empresas da região, o projeto de extensão “Linux na Escola – Capacitação de docentes para a utilização de softwares livres na prática pedagógica” recolhe computadores oriundos das trocas de equipamentos das empresas de tecnologia do Vale do Itajaí e reverte para uso em sala de aula. “São máquinas que ainda estão em bom estado, porém, devido à necessidade de alta performance na indústria, acabam sendo descartadas rapidamente mesmo com boas configurações para o ensino”, explica Girardi. 

A cada vinte computadores doados pelas empresas é possível atender uma escola. A primeira a ser beneficiada foi a Escola de Educação Básica Max Tavares D’ Amaral, localizada no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. A instituição de ensino recebeu a doação de dezessete máquinas no dia 27 de outubro. As doações vieram das empresas Senior e HBSIS. Até o final deste ano, espera-se equipar laboratórios de outras escolas.

Mas não basta apenas fornecer os equipamentos: é preciso capacitar os docentes para desenvolverem atividades pedagógicas com os novos recursos à disposição. Para isso, os professores Girardi e Cristiano da Silva Teixeira, farão uma série de cursos nas escolas. Além da formação em software livre, está previsto para o ano de 2018 uma série de cursos e capacitações em Robótica Educacional.

Comunicação UFSC Blumenau