Aluna da UFSC Araranguá é única catarinense classificada para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

06/10/2017 10:20

A primeira fase de nível universitário da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) foi realizada no dia 1º de setembro. A estudante de Engenharia de Energia da UFSC Araranguá, Letícia Recco Tramontin, foi a única catarinense classificada para a segunda fase da competição. A OBM é um campeonato voltado aos alunos de escolas e universidades brasileiras, tanto da rede pública quanto privada, que abrange os discentes do ensino fundamental até o final da graduação.

Letícia contou que o treinamento realizado no campus foi essencial para esse resultado. O professor Marcelo Zannin, um dos responsáveis pela preparação dos alunos junto com a professora Priscila Cardoso Calegari, falou um pouco sobre isso: “Nós e os estudantes fazemos parte de um grupo de treinamento para olimpíadas de matemática. São encontros semanais onde buscamos soluções para problemas de competições anteriores. Todos eles são muito dedicados, tanto nos encontros, como em suas atividades acadêmicas em geral. O resultado da Letícia foi uma consequência natural de sua dedicação aos estudos”.

Além disso, a aluna disse que já participava de competições desse tipo desde o ensino fundamental e contou um pouco sobre sua trajetória: “Em algumas eu fui premiada, o que sempre me motivou a participar. Quando eu comecei a estudar na UFSC, logo no primeiro semestre, me convidaram para participar de um treinamento para a OBM, mas o conhecimento técnico matemático exigido era grande demais para alguém que estava no segundo semestre quando fez a prova. Por isso ter finalizado todas as cadeiras de matemática do curso de engenharia foi fundamental para este resultado. Neste ano fui novamente convidada para o treinamento e percebi que foi muito mais produtivo e foi possível refinar o conhecimento obtido nas aulas da faculdade. Fiquei muito feliz e até surpresa com o resultado, agora estou estudando para a segunda fase através das provas de anos anteriores, mas sei que não vai ser fácil. Eu tenho certeza que nas próximas edições teremos mais alunos classificados, porque meus colegas de treinamento também estão nas fases iniciais de seus cursos e já demonstraram aptidão para a competição”.

Os encontros preparatórios ocorrem toda segunda-feira, das 13h30 às 14h20, na sala A-303, da unidade Jardim das Avenidas da UFSC Araranguá.

Tags: Letícia Recco TramontinOlimpíada Brasileira de MatemáticaUFSCUFSC AraranguáUniversidade Federal de Santa Catarina