Encontro com mestres da cultura de matriz africana será realizado de 6 a 8 de setembro

04/09/2017 10:09

De 6 a 10 de setembro, Florianópolis irá sediar o evento Alapalá: 1º Encontro com Mestres da Cultura Popular de Matriz Africana. Será um feriadão de imersão com vivências, roda de conversas, intervenções em comunidades e realização de mostra cultural com a participação do projeto de extensão Coletivo Afro Floripa (MEN/CED) e seis mestres presentes. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e foi contemplado através do edital Procultura 2017.

Mestre Walter França e a Baiana Rica Maurício Soares, da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife, vão realizar, respectivamente, a vivência em percussão e dança do maracatu nação de baque virado, originário de Pernambuco. Além disso, pela primeira vez em Florianópolis, a rainha de maracatu Marivalda Santos participa de roda de conversas, intervenção cultural em comunidade e mostra cultural de encerramento.

Mestre Moa do Katendê (Bahia), fundador dos Afoxés Badauê e Amigos de Katendê e capoeirista do Grupo Angoleiro Sim Sinhô, irá realizar a vivência de percussão e dança de afoxé e capoeira angola.

Ednaldo da Costa (Chocolate) (SP) Treinel do grupo de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, irá realizar vivência de Capoeira Angola.

Sekouba Oulare e Djanko Camara, músico percussionista e bailarino de importantes balés da Guiné realizarão vivência de percussão e dança tradicional da cultura mandèn.

A abertura do encontro conta com a participação do músico da cultura popular maranhense Tião Carvalho, trazendo um repertório de forró e samba.

Confira programação completa, contendo horário, locais de realização e informações de inscrição no site.

Mais informações pelo e-mail