Vídeos vencedores do Imagine-Pangea são lançados na 69ª Reunião da SBPC

21/07/2017 09:46

Ramos: gosto pela ciência. Foto: divulgação

Realizada este ano na Universidade Federal de Minas Gerais, a 69ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), foi o cenário para o lançamento dos quatro vídeos vencedores do Imagine-PanGea, a primeira competição de comunicação científica multilinguística e multicultural, que tinha como foco os públicos da América Latina, Caribe e África.

O vencedor da América Latina e 1º colocado geral, João Marcelo Silva, foi convidado pela SBPC a participar da cerimônia de lançamento e receber pessoalmente dos organizadores um certificado de Comunicador Científico de Excelência.

O melhor vídeo de cada continente e os três melhores na classificação geral serão traduzidos para 14 idiomas, incluindo línguas nativas como Guarani, Quechua e Iorubá e divulgados em toda a África, América Latina e Caribe, através da rede de parceiros. Em seu lançamento, eles já estão legendados em português, espanhol, francês e inglês.

O objetivo, segundo o professor André Ramos, coordenador do Projeto Imagine-Pangea, é  o de democratizar o conhecimento e despertar o gosto pela ciência em pessoas que teriam pouco ou nenhum acesso ao universo científico. Os concorrentes eram estudantes de mestrado ou doutorado matriculados em alguma instituição de ensino destas três regiões. Eles tiveram que gravar um vídeo de 3 minutos, explicando seu tema de pesquisa de forma que pessoas simples e de qualquer lugar compreendessem.  O apoio foi  da SBPC, RedPOP e African Gong.

Assista aos vídeos:

Mais informações em www.imagine-pangea.com e www.facebook.com/pg/UFSCProjetoImagine

Tags: Imagine-PanGeaProjeto Imaginereunião da SBPCSBPC