Exposição Fragmentos de ‘Los Caprichos’ – Goya – no Espaço Estético do Colégio de Aplicação

27/06/2017 14:33

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC convida para a exposição “Fragmentos de ‘Los Caprichos’ – Goya”, de 26 de junho a 31 de julho, das 7h30min às 19h. Entrada gratuita.

Los Caprichos (Os Caprichos) é uma série de 80 gravuras do pintor e gravador espanhol Francisco Goya (1746-1828) que representa uma dura crítica da sociedade espanhola do final do século XVIII.

As cenas provem, em parte, de desenhos que o artista produziu em Andaluzia e Madrid, em 1796-1797. As gravuras são feitas através de uma técnica mista de água-forte, água-tinta e retoques de buril e/ou ponta seca. Cada impressão é acompanhada de uma legenda, proporcionando um comentário irônico e cômico.

A primeira metade da série apresenta gravuras mais realistas e satíricas, criticando a luz da razão o comportamento humano. Abandonando a racionalidade, a segunda metade é composta por gravuras fantásticas, apresentando seres estranhos e delirantes.

A superstição em torno das bruxas, a sátira erótica e a sátira social da educação das crianças, encontram-se em seus núcleos temáticos, comprometendo-se na luta pela renovação da vida, sempre de forma radicalmente nova. Criticando humoristicamente, mas sem piedade, deformando exageradamente as fisionomias e os corpos dos que representam vícios e torpezas, dando-lhes aspectos bestiais e desenvolvendo um mundo de seres misteriosos e demoníacos que o homem leva no fundo do seu ser, Goya mostra uma visão materialista e desapaixonada.

O lançamento oficial da série ocorreu em fevereiro de 1799, no jornal Diário de Madrid. Hoje podemos admirar fragmentos da mesma, tendo em vista a doação para o Espaço Estético, efetuada pelo professor Gilberto Vieira Ângelo.

Mais informações: (48) 3721-2406

Tags: "Fragmentos de 'Los Caprichos' – Goya"Colégio de Aplicação da UFSCUFSC