DIVULGA UFSC – 31/03/2017 – edição 851

31/03/2017 09:23

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 31/03/2017 – Edição 851

Parceria entre UFSC e Nações Unidas apoia curso para vítimas de violência por parceiro íntimo

A UFSC assinou parceria com o Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), órgão subsidiário das Nações Unidas, para oferta do curso à distância de Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência por parceiro íntimo. O curso é coordenado pelas professoras Elza Berger Salema Coelho e Sheila Rubia Lindner, do Departamento de Saúde Pública, para países em desenvolvimento de língua portuguesa. A parceria pretende reforçar a Cooperação Sul-Sul por meio da colaboração entre países em desenvolvimento, assistidos pelo UNFPA, e acordada com os princípios da Conferência Internacional sobre população e desenvolvimento (CIPD), realizada em 1994. Ofertado há três anos na UFSC, o curso já obteve 7.068 alunos inscritos de várias áreas da saúde. Continue a leitura>>.

Edital de Outono da Escola de Extensão da UFSC

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) publicou o edital 001/2017/PROEX, com os critérios para a apresentação de propostas de ações de extensão, na forma de cursos regulares. Servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC podem apresentar propostas. O edital está disponível em www.escoladeextensao.ufsc.br. Inscrições de 3 a 24 de abril. Mais informações pelo e-mail escoladeextensao@contatos.ufsc.br.

Obras do novo bloco do Centro Socioeconômico serão retomadas

O Departamento de Licitações (DPL/PROAD) finalizou mais um processo de contratação de obras e serviços de engenharia tendo como objeto a retomada do Bloco Gêmeo (CSE 06), contento edificação e uma subestação (área = 2.169,98 m2) – do Centro Socioeconômico (CSE). A obra será executada pela empresa ECOLUX – Engenharia e Iluminação Ltda, sediada em Florianópolis, que deverá assinar com a UFSC, nos próximos dias, um contrato no valor de R$ 3.179.923,80. Continue a leitura>>.

O projeto de extensão Brincando e Aprendendo está selecionando voluntários

Há mais de um ano, acadêmicos dos cursos de graduação da UFSC Araranguá promovem a inclusão social de crianças – com idades entre 5 e 12 anos – em situação de vulnerabilidade através do desenvolvimento de oficinas semanais com atividades lúdicas, contemplando diversos temas curriculares, como matemática, leitura, artes, e educação física. O projeto de extensão “Brincando e Aprendendo” está selecionando voluntários. Interessados podem fazer a inscrição aqui. Mais informações pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher., pelo telefone (48)3721-2197 ou na página no Facebook.

Projeto de Práticas Corporais promove encontros gratuitos de meditação

O projeto de extensão Práticas Corporais do Centro de Desportos (CDS), coordenado pela professora Cristiane Ker, promove encontros semanais de meditação coletiva gratuitos e abertos à comunidade. Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, das 19h às 20h30, na Sala Ubunto, Bloco 5 do CDS. Interessados podem participar, sem necessidade de experiência prévia em meditação. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.. Mais informações no site do projeto.

Pós-Graduação em Odontologia abre seleção para cursos de mestrado e doutorado

A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) divulga a abertura das inscrições para o processo de seleção dos candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Odontologia, com início do período letivo previsto para agosto de 2017. Os editais para inscrição de candidatos brasileiros e estrangeiros estão disponíveis no site  www.ppgo.ufsc.br. Mais informações pelo telefone (48)3721-6132.

UFSC organiza curso Internacional de Neurociências e Neurogenética

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o Curso Internacional de Neurociências e Neurogenética que será realizado na cidade de Posadas, Argentina, de 15 a 19 de maio. Coordenado pela professora Cilene Lino de Oliveira (CFS/CCB-UFSC) em conjunto com alunos dos programas de pós-graduação em Neurociências e Farmacologia da UFSC, o curso oferece uma semana intensiva de palestras e workshops sobre conceitos fundamentais de neurociências, neurogenética, psicologia e neurologia experimental, estudos sobre comportamento e memória. Entre os palestrantes, estarão professores da UFSC, USP e UEM e outros provenientes do Paraguai, Costa Rica e Argentina. Mais informações na página do evento.

Associação de Pais e Professores do Colégio de Aplicação promove evento beneficente

A Associação de Pais e Professores do Colégio de Aplicação (APP/CA/UFSC) promove, no dia 1° de abril, o 1° Carreteiro da APP-CA, com o objetivo de arrecadar recursos para a revitalização e reforma de alguns espaços coletivos e de prática de educação física da escola. Além do carreteiro, doado por um restaurante da cidade, será servida uma opção de arroz vegetariano. Estão sendo programadas diversas atrações musicais; pintura de grafites; diversões e entretenimento para as crianças; brechós infantil e adulto; e o sorteio da rifa de um smartphone. O valor do convite é de R$ 25,00, que inclui sobremesa. Os convites podem ser adquiridos junto aos professores ou na sede da APP-CA, no Colégio.

UFSC participa de evento de apresentação do programa ‘Mais Ciência, Mais Desenvolvimento’

Um encontro com a participação de pró-reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa e secretários de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior da Região Sul foi realizado no dia 17 de março na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica o programa “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD)”, que deve substituir o programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Continue a leitura>>.

Curso de Capacitação “Qualificando a prática pedagógica nas escolas”

O Colégio de Aplicação está realizando a 2ª Edição do curso de Capacitação “Qualificando a prática pedagógica nas escolas”,  com o objetivo de promover a capacitação de bolsistas de acessibilidade, estagiários do Colégio de Aplicação e acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFSC e outras Instituições de Ensino Superior de Florianópolis. O curso está sendo implementado pelos docentes da Educação Especial, Libras e Terapeutas Ocupacionais, em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE. Informações e inscrições na página do LIFE ou pelo e-mail cursocapacitacao.ca@gmail.com.

VII Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental ocorre em abril

A VII Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental (Saesa) será realizada entre os dias 3 e 8 de abril no auditório da Engenharia de Produção (EPS), em Florianópolis.  As visitas técnicas têm número limitado de participantes. A inscrição não garante a vaga. Haverá um sorteio com os nomes que se inscreverem até o próximo domingo, 2 de março. As inscrições devem ser feitas aqui. Confira a programação.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina