UFSC participa de evento de apresentação do programa ‘Mais Ciência, Mais Desenvolvimento’

30/03/2017 09:50

capes

Um encontro com a participação de pró-reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa e secretários de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior da Região Sul foi realizado no dia 17 de março na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica o programa “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD)”, que deve substituir o programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, o pró-reitor de Pós Graduação, Sérgio Freitas e o pró-reitor de Pesquisa, Sebastião Soares, representaram a Universidade no evento.

No evento, promovido pela Capes, foi debatida a internacionalização do estudo superior no país, além dos requisitos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para que instituições de ensino superior (IES) possam participar do edital com data de abertura prevista para julho deste ano. Entre os requisitos, cada IES participante deverá apresentar um plano quadrienal para internacionalizar atividades de ensino e pesquisa da instituição. Além disso, essas atividades deverão prever parcerias estratégicas com IES renomadas em áreas de conhecimento específicas que sejam de interesse da instituição participante.

O projeto terá como enfoque estudantes que desenvolvam atividades de pesquisa e produção de conhecimento na pós-graduação, mas alunos de iniciação científica da graduação também poderão participar. O MCMD prevê ainda a criação de parcerias entre universidades brasileiras e estrangeiras, além do pagamento, por parte da Capes, de bolsas para alunos que sejam aprovados no programa. Universidades públicas e privadas podem participar do edital do MCMD, desde que ofereçam cursos de pós-graduação stricto sensu.

Com informações da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC