DIVULGA UFSC – 16/12/2016 – edição 828

16/12/2016 10:30

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) www.divulga.ufsc.br – 16/12/2016 – Edição 828

UFSC completa 56 anos e se posiciona em defesa da diversidade

Francis Solange Vieira Tourinho foi eleita pela gestão da UFSC para retomar o compromisso social da instituição – o de defesa da diversidade humana – seja de orientação sexual, identidade de gênero, étnico-raciais, pessoas com deficiência e outros. Um novo desafio para quem no comando da primeira Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad). O reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo afirma que a criação de órgão para tratar desses temas tem origem na constatação de que a Universidade mudou, quanto ao perfil de seus estudantes. Continue a leitura » ».

UFSC empossa diretores e vice-diretores dos Centros de Ensino nesta sexta

A UFSC realiza nesta sexta-feira, 16, às 16 horas, no auditório da Reitoria, a solenidade de posse dos diretores e vice-diretores dos Centros de Ensino – Gestão 2016-2020. Confira os empossados.

Mudanças no registro de ações de extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) informa que a partir da publicação da Resolução nº 88/2016/CUn, a tabela de referência para registro de ações de extensão não está mais em vigor. Desde o dia 16 de novembro de 2016, foi adotado o SIGPEX (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão). O sistema substitui o formulário NOTES/SIRAEx. A PROEX informa ainda está disponível um novo sistema de certificados através do site www.certificados.ufsc.br.  Mais informações na Proex.

Prograd publicada edital para mobilidade acadêmica A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou o edital para alunos de graduação concorrerem à bolsas de mobilidade acadêmica para 2017, através do Programa de Bolsas ANDIFES/Santander de Mobilidade Acadêmica. Inscrições até 6 de janeiro de 2017. Informações: http://prograd.ufsc.br/2016/12/15/bolsas-mobilidade-2017/ .

Projeto do CED ganha prêmio

O projeto Educação na Cultura Digital, do Centro de Educação (CED), ficou em 1º lugar na modalidade Setor Público, categoria Formação de professores. A professora Rosely Cerny (EED/CED),  atuou como coordenadora. Continue a leitura.

Defesa da primeira Tese de Doutorado em Matemática na UFSC O Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada convida para a defesa da tese “Existência de soluções e comportamento assintótico ótimo para equações dissipativas tipo placas/Boussinesq generalizadas em Rn”, de Jaqueline Luiza Horbach, com orientação do professor Ruy Coimbra Charão. A defesa é nesta sexta-feira, 16 de dezembro, às 10 horas, no Auditório do LAED (térreo do prédio do Departamento de Matemática). Mais informações:  http://novomtm.paginas.ufsc.br/. ‘Farmacognosia: do produto natural ao medicamento’ será lançado na UFSC

O livro “Farmacognosia: do produto natural ao medicamento”, lançado no final de setembro no Congresso de Plantas Medicinais do Brasil, terá um evento de lançamento na UFSC na primeira semana de aula de 2017. A obra é de autoria dos professores Eloir Paulo Schenkel e Cláudia Maria Oliveira Simões, do Departamento de Ciências Farmacêuticas. No livro são abordados conhecimentos relativos à biodiversidade e ao desenvolvimento de fármacos e medicamentos e aos principais grupos de metabólitos. Mais informações: lvapli.paginas.ufsc.br.

Estudantes apresentam levantamento ‘Rota Segura’ sobre acessibilidade e segurança no campus

Um grupo de estudantes da UFSC apresentou no último dia 7, na Sala dos Conselhos, os resultados do levantamento “Rota Segura”, que trata, especialmente, de questões de acessibilidade e segurança no campus Florianópolis. Estavam presentes o reitor, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o secretário de Obras, Manutenção e Ambiente, Paulo Pinto da Luz, e a representante da Coordenadoria de Acessibilidade, Vivian Dias. A partir do levantamento, a Administração Central irá promover, a partir de 2017, um conjunto de projetos e obras no sentido de resolver, inicialmente, os pontos mais graves em que o acesso é prejudicado, inclusive às pessoas com restrição de mobilidade. Continue a leitura>>.

Medalha de lata

Videodocumentário de Lucas Amarildo de Souza, ex-aluno do curso de Jornalismo da UFSC mostra, quadro a quadro, ou frame a frame, a difícil realidade da Vila Autódromo, localidade na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que foi terra arrasada para a construção da Vila Olímpica. Lucas quer que o espectador conheça o enredo com as condições que levaram à instalação dos moradores até o processo de retirada promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro, considerado o maior de toda a história da cidade.

Convite para participar de publicação coletiva

A ClimaCom convida pessoas interessada em participar de um livro instaurado pelos grupos de pesquisa e criação “Textualidades babélicas” e “Tecendo”. Contribuições até o dia 31 de dezembro. Continue a leitura.

Abertas inscrições para bolsas do Projeto Áreas Marinhas Costeiras Protegidas (GEF Mar)

Estão abertas até o dia 23 de dezembro, as inscrições para as bolsas de pesquisa do Projeto Áreas Marinhas Costeiras Protegidas (GEF Mar). Podem participar estudantes com nível médio ou técnico completo, alunos de graduação e profissionais graduados e pós-graduados que não sejam servidores públicos. O GEF Mar é coordenado pelo governo federal e visa promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. As bolsas são para ações de apoio à gestão das unidades de conservação (UCs) costeiras e marinhas e daquelas relacionadas à preservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção, considerando UCs do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e demais executores financiados pelo projeto. Informações e inscrições: www.icmbio.gov.br/bolsasgefmar ; edital ;  formulário de inscrição.

O longo caminho da produção científica na universidade

Resgatar a história de uma das mais importantes iniciativas institucionais da Universidade no sentido de fortalecer a pesquisa e contribuir para a formação das novas gerações de pesquisadores. Esse o objetivo do livro “De bolsista a cientista – a experiência da UFSC com o Programa de Iniciação Científica no processo de formação de pesquisadores”, publicado pela Editora da UFSC. A obra, escrita por Airton Costa e Adilson Luiz Pinto, compreende um período que vai de 1990 a 2012 e busca respostas em questionamentos como onde estão os egressos da iniciação científica da UFSC, qual o percentual dos que alcançaram o mestrado e o doutorado, onde obtiveram suas pós-graduações e quantos efetivamente podem ser considerados pesquisadores. Continue a leitura.

Seleção de pacientes com sensibilidade dental

O grupo responsável pela pesquisa para tratamento de sensibilidade dental, intitulada “Avaliação clínica de diferentes agentes dessensibilizantes no tratamento da sensibilidade dentinária”está selecionando voluntários. O tratamento será realizado sem custo. Pré-requisitos: não estar fazendo uso de dessensibilizantes (bochechos), não fazer uso crônico de antiinflamatórios e analgésicos, não apresentar restaurações extensas nos dentes envolvidos ou que tenham sido restaurados nos últimos 3 meses, não ser fumante ou gestante, e ter idade entre 18 e 40 anos. Informações:  pesquisa.dentistica@gmail.com.

 Acompanhe outras notícias da UFSC 

Confira a programação da TV UFSC tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais FacebookTwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo: Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824 Acesse nossa Política Editorial Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina