UFSC concede título de ‘Professor Emérito’ a Selvino José Assmann, Ingrid Elsen e Teodoro Rogério Vahl
Os professores da UFSC, Selvino José Assmann, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH); Ingrid Elsen, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Teodoro Rogério Vahl, do Centro Socioeconômico (CSE), receberão a titulação de “Professor Emérito”, em sessão solene de outorga nesta terça-feira, 13 de setembro, às 17h30, no Auditório da Reitoria, Campus Florianópolis, bairro Trindade.
O Conselho Universitário (CUn) aprovou nas sessões especiais realizadas em 20 de julho deste ano as concessões do título. Durante a sessão, foram lidos pareceres com o histórico e a importância do trabalho dos indicados.
Teodoro Rogério Vahl iniciou as atividades na UFSC em 1964 como servidor técnico-administrativo. Atuou em inúmeras chefias intermediárias em departamentos da Universidade. Seu trabalho como professor titular ocorreu entre 1970 a 1975, lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências da Administração. O professor foi homenageado com diplomas, medalhas e honrarias pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pela Marinha do Brasil, além de representar ativamente a Universidade em congressos, cursos e palestras nos cenários nacional e internacional. O parecer completo pode ser lido aqui.
Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem, Ingrid Elsen participou ativamente no aprofundamento dessa área de estudos no país, em especial por atuar na orientação e influência na montagem de vários programas de pós-graduação no Brasil. Seu trabalho, juntamente ao Departamento de Enfermagem, foi destacado durante a sessão, mencionada a produção de livros e trabalhos internacionais publicados no Brasil e no exterior. Ela foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e é uma das pioneiras da área na Capes.
O parecer lido durante a concessão de título de Professor Emérito ao professor Selvino José Assmann ressaltou a importância da sua contribuição para a Filosofia Política aplicada à vida política brasileira. Durante seus 40 anos de atividade, publicou 12 livros, contribuiu em compilações com 14 capítulos, 23 artigos em periódicos e 30 artigos em revistas. Seus trabalhos foram apresentados em 26 eventos acadêmicos, participou de 62 bancas de mestrado, 66 de doutorado, 41 orientações e 33 teses, supervisionou 3 projetos de pós-doutorado e atualmente orienta 2 doutorandos e 9 mestrandos.