Disponibilizado catálogo inédito e online da poesia traduzida no Brasil
Está online desde agosto deste ano o site de pesquisa Poesia Traduzida no Brasil, que objetiva disponibilizar para a comunidade científica e para a sociedade em geral um catálogo online da poesia traduzida publicada no Brasil em cinco décadas.
Trata-se de uma iniciativa inédita no país, resultado de projeto de pós-doutorado de Marlova Gonsales Aseff. A pesquisa teve início em 2010 durante o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC, sob orientação da professora Marie Helene Catherine Torres, e teve prosseguimento no Programa de Pós-Graduação em Literatura (Póslit) da Universidade de Brasília (UnB), sob a supervisão da professora Germana Henriques Pereira, e apoio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes.
A meta foi catalogar o maior número possível de traduções de poesia, de todas as línguas e literaturas, que tenham sido publicadas em livro no Brasil, em primeira edição, entre as décadas de 1960 e 2000. Nesta primeira versão, estão disponíveis mais de seiscentas entradas bibliográficas e em um futuro próximo, espera-se expandir a abrangência do catálogo.
O site permite pesquisas variadas, cruzando várias informações, tais como literaturas, autores, títulos, datas, línguas traduzidas, tradutores, editoras e locais de edição.
A partir deste projeto, pretende-se facilitar e incentivar as pesquisas que estabelecem relações entre a poesia traduzida e a história literária e cultural do Brasil, bem como mapear as dinâmicas dos intercâmbios poético-culturais ao longo de um determinado período. Os dados possibilitam ainda um mapeamento da poesia traduzida no país (em termos de línguas, literaturas, autores, escolas literárias privilegiadas, locais de edição, tradutores etc.), assim como facilitam os estudos sobre a interferência da tradução no sistema literário e cultural brasileiro ao longo de meio século e evidenciam as relações de poetas e intelectuais brasileiros com a atividade da tradução.
O site também disponibiliza pequenos perfis biográficos de tradutores de poesia que tiveram suas traduções publicadas no Brasil no período estudado, além de sugestões de outros projetos relacionados à história da tradução e do livro no Brasil.
Mais informações pelo e-mail marlova.aseff@gmail.com.