Estudante vencedor da medalha de ouro no Jusba exalta UFSC na conquista

17/06/2016 18:00

Jonatan Chaves Rodrigues, acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, conquistou a medalha de ouro para o Brasil na prova de Atletismo dos Juegos Universitarios Sudamericanos (Jusba), disputado durante o mês de maio em Buenos Aires.

Jonatan - aluno que venceu competição de atletismo - Foto Henrique Almeida

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O estudante de 21 anos, nascido em Joinville mas morador de Florianópolis desde criança, teve de conciliar os estudos com a profissão de atleta a partir dos 15 anos: “Tenho conseguido conciliar as duas partes e para mim vem sendo muito bom. O atletismo também me ajuda muito com o curso, sendo na parte disciplinar ou em termos de dedicação”, diz Jonatan, que ficou em 5º lugar na prova dos 100 metros, e venceu a medalha de ouro na prova de 200 metros rasos, que é a sua especialidade.

Os Jogos Universitários Sul-Americanos reuniram cerca de 2.500 participantes de universidades de sete países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Jonatan foi com a equipe da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), representando a UFSC na delegação. “A Universidade sempre foi muito aberta para me ajudar, na maioria das vezes todos os custos são pagos por eles, sem poupar esforços e me ajudando a participar dessas competições importantes”, enaltece o atleta.

Confira a entrevista completa abaixo:

 

UFSC: Como foi para você disputar uma competição com a importância dos Jogos Sul-Americanos?

Jonatan: Foi muito importante, pela repercussão que a competição teve, pela importância que eu e todos nós da delegação demos a ela. Para mim foi ainda mais especial, foi a segunda vez que eu fui para Argentina, e quando a gente disputa um torneio desse por convocação da seleção sempre ficamos realizados.

 

UFSC: Qual a experiência que tem levado após o ouro no 200 metros e o quinto lugar nos 100 metros na competição?

Jonatan: Bom, no momento do 5º lugar eu fiquei um pouco frustrado,  porque a gente treina bastante para uma única prova e foi um equívoco, um pouco de nervosismo também pelo peso da competição. Mas no dia seguinte, nos 200 metros, que é a modalidade que sempre foi me destaquei mais, consegui me recuperar e vencer. Lembro que no dia fazia bastante frio e foi bem difícil de correr, mas ainda assim fiz um tempo bom. No geral, foi tranquilo, pude perceber que um dia a gente pode errar e logo depois ter uma segunda chance.

 

Destaque

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

UFSC: Qual a análise que você faz da sua participação no torneio?

Jonatan: Achei muito bom, porque, primeiramente, representar a UFSC nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) já é bem grande, e ser convocado pela Confederação ainda é algo maior ainda, e é muito importante pra nossa Universidade. A UFSC investe bastante no esporte, tanto que tiveram alguns colegas que foram convocados mas não conseguiram participar devido à falta de apoio de suas universidades, mas eu tive essa ajuda, o que pra mim foi ótimo, e acredito que nos próximos anos vai ser melhor ainda.

 

UFSC: Aproveitando o gancho, como você vê a importância do apoio da Universidade?

Jonatan: Então, era para eu ter participado do Jubs há dois anos, mas acabei ficando de fora por causa de uma lesão. Desde aquela época, a Universidade já havia demonstrado interesse em me apoiar para que eu participasse da competição. Ano passado, tanto a UFSC quanto o professor Paulo me ajudaram muito na participação do torneio e meus bons resultados fizeram com que eu conseguisse a convocação para o Sul-Americano. Ou seja, eles sempre foram bem abertos para me ajudar, na maioria das vezes todos os custos são pagos pela Universidade, e eles não poupam esforços e sempre estiveram contribuindo para que eu participasse dessas competições importantes.

 

UFSC: Agora, para falar um pouco mais sobre você. Como é a sua rotina de treinos e dietas?

Jonatan: Eu sou atleta da UCA, um clube de São José, e o atletismo hoje é a minha profissão. Além de estudar aqui na UFSC, eu treino seis vezes por semana, conciliando alguns dias aqui na pista da Universidade e outros na academia. E assim, a gente vai dando prioridade para as competições que temos no calendário, algumas universitárias, outras representando o clube, e, às vezes, como no Jusba, conseguimos convocação para a seleção brasileira. Assim, vamos participando de torneios, buscando índices, e tentando chegar cada vez mais perto da elite do atletismo nacional.

 

UFSC: Tendo em consideração toda essa rotina, é difícil conciliar os seus compromissos como atleta do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental aqui na UFSC?

Jonatan: É bem difícil sim, mas tenho levado as duas lado a lado. Tento não pegar todas as matérias da minha grade, por exemplo, e tenho conseguido conciliar as duas partes. Por mais que eu saiba que vai chegar um momento que eu tenha de decidir qual caminho seguir, ainda estou planejando, e conversando com muitas pessoas para chegar a essa decisão. Mas por enquanto, vou aproveitando os dois lados.

 

UFSC: O quanto o esporte acaba influenciando na sua vida pessoal?

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Jonatan: Ah, influencia muito, porque eu sempre pratiquei esportes, mas com 15 anos, quando o atletismo entrou na minha vida, abriu uma série de portas. Mudou bastante meu perfil, melhorou meu aspecto disciplinar, e tais mudanças hoje refletem bastante nos meus estudos diários para ir bem nas provas, na minha rotina de treinamentos para o desempenho nas competições… Tudo que eu faço, faço com a mesma dedicação que tenho para o atletismo.

 

UFSC: Como foi o começo da tua história no atletismo?

Jonatan: Eu sempre estudei em colégio público, até a oitava série, quando consegui uma bolsa para o Colégio Catarinense. Foi justamente nas olimpíadas do colégio que conheci o atletismo, disputei minha primeira prova de 100 metros e consegui vencer sem nunca ter sequer treinado. Tiago, meu treinador na época e que está comigo até hoje, insistiu muito para que eu começasse a treinar; na época, só jogava futebol e acabei largando para começar no atletismo. Assim, comecei a praticar, a ganhar competições estaduais, e conseguir participar de competições cada vez mais importantes.

 

UFSC: E depois disso, quais as competições que se destacasse primeiro? Como foi a trajetória até essa conquista no Sul-Americano?

Jonatan: Então, na verdade eu consegui me destacar com 17 anos, quando fui vice-campeão brasileiro na minha categoria. Até então (até a conquista do ouro nos Sul-Americanos) era meu título mais importante. Apesar de participar de Troféu Brasil, Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), que são todas competições de grande tradição, mas quando a gente vai representar uma delegação nacionalmente acaba sendo mais importante. Essa foi a segunda vez que fui para a Argentina disputar o Sul-Americano e toda essa repercussão, o jeito que as pessoas reagem, é tudo maravilhoso.

 

Secretaria de Esportes é novidade na nova gestão da reitoria

A nova gestão da reitoria, composta por Luís Carlos Cancellier e Alacoque Lorenzini Erdmann, trouxe como uma das novidades ao Centro de Desportos (CDS) a Secretaria de Esportes (SESP) é um órgão executivo, integrante da Administração Central da UFSC, com autonomia financeira e administrativa. O objetivo da secretaria é o desenvolvimento do esporte universitário nas dimensões do rendimento, lazer e atléticas.

 

Matheus Pereira/Estagiário de Jornalismo Agecom/UFSC

Tags: CDSJonatan Chaves RodriguesUFSC