DAC seleciona instrutores para oficinas de arte e workshops

17/06/2016 10:05

O Departamento Artístico-Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem cursos, oficinas e workshops de arte do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, para o segundo semestre de 2016, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, para as áreas de: Improvisação Teatral Adultos e Improvisação Teatral Adolescentes, Voz para Teatro (Técnica Vocal),  Fotografia Digital, Documentário, Cerâmica, Violão, Artes Visuais, História da Arte, Curadoria, e Danças Circulares.

Os interessados devem apresentar:

  1. Ficha de Identificação do Proponente e Ficha Proposta para Cursos e Oficinas ou Workshops de Arte, preenchidas;
  2. Currículo Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado);
  3. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF,

A proposta para Cursos e Oficinas de Arte deve conter:

  1. Título
  2. Apresentação
  3. Ementa
  4. Objetivos Gerais e Específicos;
  5. Conteúdo Programático;
  6. Metodologia;
  7. Cronograma (horário);
  8. Relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização dos Cursos, Oficinas e Workshops, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;

A proposta pode ser enviada com a documentação solicitada por e-mail para oficinas.dac@contato.ufsc.br das 8 horas do dia 27 de junho até as 18 horas do dia 1º de julho (será considerado o horário de envio do e-mail) ou ser entregue em envelope, fechado e identificado, no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, localizado na Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis–SC, de 27 de junho a 1º de julho, das 10 às 17 horas.

As propostas apresentadas deverão permitir ajustes conforme a necessidade do Projeto e abordar o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo.  Propostas apresentadas fora do solicitado e do horário estabelecido serão desconsideradas.

O Departamento Artístico Cultural reserva-se o direito de solicitar a comprovação do Currículo Lattes a qualquer tempo.

Para as Oficinas de Improvisação Teatral Adultos e Improvisação Teatral Adolescentes, Fotografia Digital, Cerâmica, Artes Visuais, e História da Arte a carga horária é de 30 horas; para as Oficinas de Documentários e de Curadoria a carga horária é de 40 horas; para as Oficinas de Violão e de Voz para Teatro (Técnica Vocal) a carga horária é de 15 horas, todas as oficinas poderão ser ministradas, em no mínimo de 10 e, no máximo, em 15 dias de atividades no decorrer do segundo semestre.

Os Cursos e Oficinas Livres são ofertados – conforme a demanda da comunidade interna e externa da UFSC – a cada semestre, nos períodos matutino e vespertino para Improvisação Teatral Adolescentes, Fotografia Digital, Cerâmica, Violão, Artes Visuais, e Danças Circulares, e no período noturno para Improvisação Teatral Adultos, Oficina de Voz para Teatro (Técnica Vocal), História da Arte, e Curadoria.

Os Cursos e Oficinas Livres poderão ser ofertados em mais de uma turma por semestre.

As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo, podendo ser readequadas para o desenvolvimento da proposta apresentada. Propostas que contemplem somente uma ou duas das Diretrizes Metodológicas do Projeto poderão ser apresentadas na forma de Workshop.

As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, 04  horas e de, no máximo, 20 horas/atividade e devem estar relacionadas com as áreas de atuação do DAC, a saber: Arte-Educação, Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, e Teatro.

A seleção constará de duas etapas eliminatórias:

1- Análise de Currículo e Avaliação da Proposta;

2- Entrevista.

A Entrevista e a Análise do Currículo, e a Avaliação da Proposta dos Cursos e Oficinas Livres de Arte deverá ser realizada por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas – lotados no DAC, ou convidados de outros setores da UFSC, ou externos à instituição.

As propostas para os Workshops serão analisadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC.

Os critérios para a Análise do Currículo e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:

  1. Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, preferencialmente, na área da oficina pretendida que pretende atuar como instrutor;
  2. Curso de formação e/ou capacitação (em nível médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
  3. Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
  4. Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.
  5. As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado.
  6. Para as Oficinas de Improvisação e para a Oficina de Voz para o Teatro, será solicitada demonstração de atividades propostas.

Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem a Proposta e o Currículo aprovados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural. As Entrevistas serão agendadas, pela comissão, para o período de 11 a 15 de julho de 2016, no período vespertino. Os selecionados para entrevista serão comunicados via e-mail no dia 08 de julho de 2016.

Os valores a serem pagos aos instrutores serão relacionados ao número de alunos inscritos e que frequentem o Curso ou Oficina proposta, no valor de R$ 120, 00 (cento e vinte reais) por aluno inscrito a ser pago no final da atividade.

Cronograma:

27/06 a 01/07/2016 Entrega de Proposta e Curriculum Vitae ou Currículo Lattes
04 a 07/07/2016 Seleção de Proposta e Currículo
08/07/2016 Comunicado para Entrevistas
11 a 15/07/2016 Entrevistas
18/07/2016 Divulgação dos Resultados

Clique nos links abaixo para acessar: 

Ficha de Identificação do Proponente

Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC 

Instruções para preenchimento da Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

 Ficha de Identificação do Envelope

Serviço

O quê: Chamada para seleção de instrutores para oficinas de arte – DAC/UFSC (acesse o texto completo da chamada em www.dac.ufsc.br)

Quando: Recebimento das propostas: de 27 de junho a 1º de julho, das 10 às 17 horas, no DAC, ou por e-mail para oficinas.dac@contato.ufsc.br das 8 horas do dia 27 de junho até as 18 horas do dia 1º de julho (será considerado o horário de envio do e-mail).

Onde: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, bairro Trindade, Florianópolis-SC.

Contato: (48) 3721–2498 e oficinas.dac@contato.ufsc.br / www.dac.ufsc.br

 

Fonte: DAC/SeCArte/UFSC, com informações da coordenação de oficinas.

Tags: DACoficina de arteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina