UFSC e Movimento Slow Food Brasil participam de mostra fotográfica

16/05/2016 17:43

Professores e pesquisadores da UFSC vinculados ao projeto de extensão Alimentos bons, limpos e justos e representantes do Movimento Slow Food Brasil participaram da 1ª Mostra Fotográfica Vitrine do Saborrealizada no Beiramar Shopping, em Florianópolis. A mostra teve como objetivo agregar valor ao Festival Brasil Sabor 2016 e foi realizada em parceria com o Sebrae/SC, Abrasel, Slow Food e Associação ProGoethe.

A 11ª edição do Festival Brasil Sabor 2016 tem como tema a Origem e a Originalidade da Cozinha Brasileira e destaca a importância de se conhecer a origem dos alimentos e resgatar a originalidade dos sabores brasileiros.

Mostra . Foto: Sergio Vignes/Divulgação

Mostra destaca origem e originalidade da cozinha brasileira. Foto: Sergio Vignes/Divulgação

Foram apresentados o vinho Goethe com Indicação Geográfica, além dos produtos representantes da Arca do Gosto: pinhão, berbigão, butiá, bijajica e vieira nativa, que garantem a geração de trabalho e renda para centenas de agricultores e agricultoras familiares.

A participação da equipe da UFSC no evento foi parte da articulação das atividades do projeto de extensão, coordenado pelo professor Renê Birochi, do CCE da UFSC, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Movimento Slow Food.

O Projeto visa fortalecer a Agricultura Familiar, utilizando diretrizes e mecanismos do movimento Slow Food como ferramenta de promoção e qualificação da agricultura familiar e suas organizações, contando também com colaboração de uma Rede de Universidades em todo o país.

Toda essa articulação tem como metas identificar produtos novos para a Arca do Gosto, criar novas Fortalezas e consolidar as já existentes, aproximar e incluir novas Comunidades do Alimento, viabilizar o acesso a mercados estabelecendo o escoamento da produção e capacitar jovens rurais em ecogastronomia.

O projeto será realizado nas cinco regiões do Brasil, com período de execução de dois anos.

Mais informações sobre o projeto pelo e-mail ufsc.slowfood@gmail.com

Texto: Natália Almeida/UFSC

Foto: Sergio Vignes/Divulgação

Tags: Alimentos bons limpos e justosSlow FoodUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina