Seminário na UFSC discute mobilidade urbana e segurança no trânsito

03/05/2016 12:29

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a prefeitura de Florianópolis (PMF), em parceria com a Rede Vida no Trânsito, promovem o “Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito: uma visão integral”, no dia 11 de maio, das 8 às 18h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento irá reunir instituições públicas e sociedade civil para ampliar o conhecimento sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito no município assim como discutir estratégias que permitam tratar este tema de forma integral e intersetorial.

As inscrições para o seminário, limitado a 200 participantes, são gratuitas e  podem ser realizadas por formulário on-line. Para acessar à programação do evento, clique aqui.

O “Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança no  Trânsito: uma visão integral”  está organizado em dois períodos. No período matutino, uma mesa redonda pretende integrar estratégias e discursos entre as diversas instituições envolvidas. Serão apresentados a Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (PLAMUS), as ações em desenvolvimento do Instituto de Planejamento Urbano de  Florianópolis (IPUF), como o  Plano de Mobilidade de Florianópolis, boas práticas em desenho urbano para políticas de trânsito calmo, zonas 30 e áreas residenciais de coexistência.

O período da tarde inicia com a apresentação sobre a Rede Vida no Trânsito que reúne organizações governamentais, empresariais e da sociedade civil para fortalecer as ações de segurança viária. Na sequência,  oficinas serão desenvolvidas com o objetivo de construir coletivamente uma “Carta de Florianópolis”, para contribuir para o desenvolvimento da cidade como referência em sustentabilidade, com ações e propostas voltadas às pessoas, dando acesso e oportunidades as mesmas no espaço urbano proporcionando o exercício de mobilidade em condições adequadas.

O encontro faz alusão ao movimento “Maio Amarelo”, criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito assim como coordenar ações entre o Poder Público e a Sociedade Civil sobre segurança viária, discutir o tema, estimular o engajamento de todos em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Mais informações pelo telefone (48) 3239-1591 ou pelo e-mail vigipromocaodasaude@gmail.com

08:00 Credenciamento

08:30 Abertura (UFSC, PMF  e Coordenação do Evento)

09:00 Mesa redonda – Coordenação: UFSC e SUDERF