Conselho Universitário constitui listas tríplices para Reitoria da UFSC

26/02/2016 13:31

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniu em sessão especial na manhã desta sexta-feira (26), em Florianópolis, para constituição das listas tríplices para escolha do(a) reitor(a) e do(a) vice-reitor(a) da Universidade para o quadriênio 2016/2020. Antes do início da reunião, houve o descerramento do quadro com a pintura do ex-reitor Álvaro Toubes Prata, na Galeria de Ex-Reitores da UFSC, na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira – Sala dos Conselhos.

A votação, secreta e uninominal, escolheu, por maioria, Luis Carlos Cancellier e Alacoque Lorenzini Erdmann para indicação aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade. Ao todo, 49 conselheiros votaram para a escolha de reitor(a) e 47 para vice-reitor(a). Cancellier recebeu 38 votos; Elisete Dahmer Pfitscher, 5 (cinco); Felício Wessling Margotti, 1 (um); e cinco conselheiros votaram nulo. A lista tríplice para vice é composta de Alacoque Lorenzini Erdmann, 37 votos; Sebastião Roberto Soares, 5 (cinco) votos; e Pedro Luiz Manique Barreto, 1 (um). Quatro pessoas anularam o voto.

A Chapa 82, composta de Luis Carlos Cancellier e Alacoque Lorenzini Erdmann, venceu o segundo turno da consulta informal à comunidade universitária para a Reitoria da UFSC, com 47,42% do total de votos na média ponderada. A votação foi realizada no dia 11 de novembro de 2015. Ao todo, foram 13.926 votos – 10.184 de estudantes, 2.004 de servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e 1.738 de professores. A consulta, realizada em sistema paritário, estipula pesos iguais para os totais de votos de TAEs, professores e estudantes. 

Após formalizada a decisão do MEC, será montada a equipe, por áreas, com a composição das pró-reitorias, informa Cancellier. “A partir do diagnóstico e do levantamento feitos durante a transição, iremos tomar decisões imediatas e de médio e longo prazos, referentes aos compromissos assumidos durante a campanha. Vamos valorizar a atividade esportiva, a diversidade, a permanência estudantil, os movimentos sociais, a política de inovação e empreendedorismo, a segurança, e fortalecer as ações de pesquisa e de pós-graduação, para que todos os programas alcancem o conceito máximo de avaliação.” Desenvolver novas políticas de gestão de pessoas e de reaproximação dos setores público e privado, em conformidade com a ideia de uma universidade multicampi, são ações que Cancellier também tem como prioridade.

Sessão do Conselho Universitário constituiu lista tríplice. Foto: Jair Quint/Agecom/DGC/UFSC

Sessão do Conselho Universitário constituiu lista tríplice. Foto: Jair Quint/Agecom/DGC/UFSC

Luis Carlos Cancellier é diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) desde 2012. Tem graduação (1998), mestrado (2001) e doutorado (2003), todos em Direito, pela UFSC, e especialização em Gestão Universitária e Direito Tributário. O futuro reitor da Universidade foi membro do Conselho Editorial da EdUFSC, de 2009 a 2013; chefiou o Departamento de Direito da UFSC, de 2009 a 2011; e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux, entre 2009 e 2010.

A Comissão Especial designada pela presidência do CUn por meio da portaria n.º 2188/GR/2015 – composta dos conselheiros Pedro Antonio de Mello, Engênio Simão e Gregório Varvakis, além da secretária executiva dos órgãos deliberativos da UFSC, Juliana Cidrack Freire do Vale – conduziu a escolha de candidatos para composição das listas tríplices. O processo está amparado pela lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995; decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996; decreto nº 6.264, de 22 de novembro de 2007; e resolução normativa nº 66/2015/CUn, alterada pela resolução nº 2/2016/CUn.

Conforme orientação constante do decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, as listas para escolha e nomeação devem ser encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC), acompanhadas do regulamento do processo de consulta à comunidade universitária, até sessenta dias antes do fim do mandato do(a) dirigente que estiver sendo substituído(a).

No início da sessão, houve também a posse dos novos conselheiros Rudinei Camilo e Lucinei Caminha, respectivamente titular e suplente, representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), com mandato até 24 de fevereiro de 2018.

Confira as listas tríplices:

Reitor(a):

Luis Carlos Cancellier de Olivo

Elisete Dahmer Pfitscher

Felício Wessling Margotti

Vice-reitor(a):

Alacoque Lorenzini Erdmann

Sebastião Roberto Soares

Pedro Luiz Manique Barreto

 

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

imprensa.gr@contato.ufsc.br