Minicurso aborda relações entre escrita, edição e mercado editorial
O escritor e editor argentino Luis Chitarroni, diretor da editora La Bestia Equilátera, de Buenos Aires, irá ministrar o minicurso “Magia e cirurgia de escrever e editar. A ficção não deixa mentir” nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O minicurso aborda questões como a relação escritor/editor, escrita/edição, literatura/mercado editorial, relações muitas vezes conflitivas e sempre complexas. “Geralmente, pensa-se na edição como uma forma de censurar ou castrar. Isto acontece porque se toma o modelo árido e avaro dos países que têm tradição de livros de circulação muito comercial”, afirma Chitarroni. Para o escritor, o trabalho de edição pode ser, assim como o de escrita criativa, um ato lírico e de muito prazer.
Luis Chitarroni publicou, entre outros livros, Siluetas, El carapálida, Los escritores de los escritores, Ejercicio de incertidumbre, La muerte de los filósofos en mano de los escritores, Mil tazas de té, Peripecias del no. Desde o início dos anos de 1980, começou a publicar em diferentes meios de comunicação e a ministrar oficinas de crítica literária e narrativa. De 1986 a 2010 foi editor nas editoras Sudamericana, Random House/ Mondadori. A partir de 2010, atua em La Bestia Equilátera.
O evento contará com estandes das Editoras Cultura e Barbárie/Selo Armazém e Letras Contemporâneas. Também, teremos o lançamento do livro: Cortázar, 100 anos, na quinta-feira, 1º de outubro, às 18h.
Serviço
Quando: 30 de setembro, das 9h30 às 12h; e 1º de outubro, das 9h às 12h e das 15h às 18h.
Onde: Auditório Henrique Fontes (quarta-feira) e na sala Hassis (quinta-feira), térreo do CCE.
Quanto: Entrada Franca, inscrições no local.
Organização: Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos
Apoio: DLLE e PPGL.
Mais informações pelo e-mail lilianareales@yahoo.com ou pelo telefone (48) 9696-7006