Primeira edição do UFSCMUN será realizada em outubro

31/08/2015 16:49

O ano de 2015 será de estreia para o Universidade Federal de Santa Catarina Model United Nations (UFSCMUN), organizado pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento, que simula reuniões de Organizações Internacionais e Comitês Governamentais, será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubroCartaz-1

A programação não está integralmente definida ainda, mas as atividades serão em salas e auditórios do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, nos turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 14h às 18h). As inscrições, gratuitas, estão abertas, até o dia 11 de setembro, a estudantes do ensino superior de todo o Brasil – o evento garante aos participantes certificado de 25 horas.

O UFSCMUN 2015 traz temáticas multidisciplinares para debate: serão pautados, nos comitês, temas como o reconhecimento do Saara Ocidental como Estado, a proteção das mulheres na consolidação dos seus direitos básicos e o genocídio em Ruanda em 1994, além de um Comitê de Imprensa.

O Model United Nations, projeto do qual o UFSCMUN faz parte, se expandiu após a criação da ONU em 1945. O MUN surgiu na Universidade de Harvard, Estados Unidos, em 1927, como iniciativa de um grupo que decidiu simular o ambiente da Liga das Nações após a Primeira Grande Guerra Mundial. Hoje, existem mais de 400 MUNs, e mais de três mil estudantes brasileiros estão envolvidos nos eventos.

Eduarda Hillebrandt/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: 4ª Semana Acadêmica de Relações InternacionaisUFSCUFSCMUNUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Federal de Santa Catarina Model United Nations