Alunos do Aplicação expõem livro sobre tartarugas marinhas no Continente Park Shopping

09/03/2015 07:55

tarta-2O livro, escrito pelos “pequenos pesquisadores” do 1º ano A/2014 do Colégio de Aplicação (CA/UFSC), está em exibição a convite do Projeto Tamar de Florianópolis. Tudo começou com a chegada de um colega muito especial à turma do 1º ano A do CA/UFSC: o Tamu, que, para a surpresa da classe, não era um menino, e sim uma tartaruga marinha de pelúcia que veio do Tamar de Aracaju (SE), com o objetivo de aprender a ler e escrever junto com os colegas, para depois poder ensinar seus amigos do mar.

Como para cuidar do Tamu era preciso conhecer as tartarugas marinhas, a turma começou então uma longa jornada: pesquisaram, assistiram a documentários, leram, fizeram questionamentos, ouviram palestras, registraram, fizeram visitas em busca de informações e descobriram muitas curiosidades sobre as tartarugas marinhas. A presença do Tamu na sala permitiu, além do incentivo à produção oral e escrita, o estímulo para a turma explorar a biodiversidade marinha e questões como aquecimento global, poluição, extinção de espécies e o respeito às diferenças. Os alunos aprenderam tanto que resolveram presentear outras pessoas com um livro contendo informações sobre o que descobriram a respeito das tartarugas marinhas.

A exposição Projeto Tamar fica no Continente Park Shopping até 15 de março. Depois dessa data, o livro e os demais trabalhos realizados pela turma com essa temática serão expostos no Projeto Tamar para apreciação da comunidade e escolas visitantes.

Tags: Colégio de Aplicação da UFSCProjeto Tamartartaruga marinhaUFSC