Equipe UFSC Baja SAE pronta para mais um desafio

18/02/2015 16:01

A Equipe UFSC Baja SAE está pronta para mais um desafio off-road: a 21ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras. O protótipo Lince representa a Universidade na disputa com outros 75 veículos. Mais de 1,2 mil estudantes de engenharia, representando 70 instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos, estarão reunidos em Piracicaba, interior de São Paulo, entre 5 e 8 de março.

A expectativa da comissão técnica do evento é de crescimento ainda mais expressivo no nível técnico das equipes em razão do crescente aprendizado observado nos últimos anos, mesmo nos times mais novos, e da forte preocupação com a preservação do conhecimento nos grupos, resultando em projetos cada vez mais leves e robustos.

Programação

As provas começam no dia 5 com as inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, haverá apresentações de projetos, e continuação das inspeções técnicas. Para o dia 7 estão previstas as provas dinâmicas, que avaliam aspectos como dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. No mesmo dia, haverá apresentações de projetos e repescagens de segurança, conforto e freios. No dia 8, os carros enfrentam o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno bastante acidentado. Essa é a prova mais esperada e a única aberta ao público.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Carros

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Tags: Baja SAELinceOff-roadUFSC