‘Hamlet (Q1)’ segue no Teatro da UFSC neste fim de semana
O Teatro da UFSC prossegue com a nova temporada do espetáculo Hamlet (Q1), nos dias 19, 20 e 21 de setembro, às 20h30min. A apresentação do Grupo Pesquisa Teatro Novo faz parte do cronograma do projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita, mas mediante convite-ingresso, que deverá ser retirado na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Hamlet (Q1)
Hamlet (Q1), de 1603, é o primeiro dos três Hamlets escritos por William Shakespeare.
Segundo o tradutor José Roberto O’Shea, este primeiro texto impresso de Hamlet – “Q1” ou “primeiro in quarto” faz referência à forma como era dobrada a folha impressa – traz uma dramaturgia toda focada na ação dramática, confluindo a prosa e o verso; nele se percebe o Shakespeare ator e diretor.
A montagem é inspirada no teatro asiático japonês, desde o universo do teatro e dança noh e kabuki (maior influência) até a sonoridade do taikô. O espetáculo traz à cena o fôlego do inusitado ao fazer uso da linguagem e estética da dança e do teatro orientais, em especial o kabuki, e apropriar-se de recursos como leques, sombrinhas e taikô, descontextualizando aspectos geográficos, mas ampliando as complexas relações entre os membros da família do príncipe da Dinamarca.
A opção por uma linguagem oriental para um texto ocidental traduz, em parte, a necessidade de distanciar a cena para aproximar o foco dramático, dando vazão à universalidade do personagem Hamlet.
Hamlet (Q1) é um texto do Ocidente, visto sob a ótica cultural do Oriente, traspassando o que a contemporaneidade, através da globalização, tem de pior: o estraçalhamento das culturas diferenciadas.
O Grupo
O Grupo Pesquisa Teatro Novo atua em diversas frentes: teatro de bonecos, teatro de rua, Luz Negra, dramaturgia catarinense (leituras dramáticas) e textos clássicos. Recentemente, tem encenado peças cuja temática envolve a ciência, como As Luas de Galileu Galilei. O Grupo tem agora um novo desafio: um musical sobre a vida e obra de Albert Einstein, com assessoria do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da UFSC.
A diretora
Carmen Fossari é dramaturga, atriz, poetisa e membro da Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla). Seu nome consta do Dicionário Brasileiro de Escritoras, de Nelly Novaes; do Catálogo Brasileiro de Dramaturgia, de Maria Helen Kunnher (RJ); e do Dicionário Catarinense de Escritores.
O tradutor
José Roberto O’Shea é mestre em Literatura pela American University, Ph.D. em Literatura Inglesa e Norte-Americana pela University of North Carolina e professor de Literatura da UFSC. Seu projeto de pesquisa contempla traduções shakespearianas, com cinco delas já publicadas e uma em fase de revisão.
Serviço:
O quê: espetáculo Hamlet (Q1).
Quando: 9, 20 e 21 de setembro (de sexta-feira a domingo), às 20h30min.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: gratuito, mediante convite-ingresso a ser retirado na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Contato: diretora-geral do espetáculo – carmenfossari@ig.com.br.
Mais informações: www.hamletnokabuki.blogspot.com;www.carmenfossari-armazemdapalavra.blogspot.com.
Visite www.dac.ufsc.br.
Promoção: DAC, SeCULT.
Fonte: [CW] DAC/SeCULT/UFSC, com fotos da produção e texto da direção do espetáculo.
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC
        




























