Futebol, xiitas, arte, jornalismo e química na revista da EdUFSC
A nova edição da revista cultural Subtrópicos, publicada mensalmente pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), ajuda a entender duas crises de identidade: a da Seleção Brasileira e a do governo xiita do Iraque. O economista Maurício Mulinari “explica” o “Desastre do Mineirão”: Alemanha 7 x 1 Brasil. “É preciso criar o novo e atacar interesses consolidados; não podemos aceitar passivamente a mediocridade do Campeonato Brasileiro e a dilapidação da nossa identidade nacional”, adverte.
O diplomata brasileiro Bernardo Azevedo Brito acredita que a Constituição iraquiana de 2005 garantirá aos xiitas a manutenção do seu poder em Bagdá, apesar da “ofensiva” das minorias sunita e curda. Autor pela EdUFSC do livro Iraque, dos primórdios à procura de um destino, o ex-embaixador torce para que o parceiro comercial do Brasil recupere a sua liderança regional e sua unidade nacional.
A revista Subtrópicos n°10 apresenta como artigo de abertura uma reflexão sobre o papel e o comportamento dos correspondentes estrangeiros, a partir da experiência ímpar do jornalista e escritor argentino Roberto Arlt (1900-1942).
O professor Elias Machado oferece “lições para o jornalismo” pela leitura crítica de Aguafuertes Cariocas, livro de 2013 que brinda os leitores com as crônicas publicadas em El mundo, em 1930. Espécie de “Lima Barreto portenho”, segundo o articulista, a linguagem empregada por Roberto Arlt “está mais para um Nelson Rodrigues do que para um Machado de Assis ou Eça de Queiroz”. Uma das lições do autor de Os sete loucos é “policiar-se contra uma visão etnocêntrica a partir de sua própria cultura” – recomendação útil para quem escreve, lê e critica.
Plural e polêmica, a revista Subtrópicos discute e repercute temas políticos, científicos, sociais e culturais. Fernando Dias de Ávila Pires aborda o divórcio entre a UFSC e a cidade depois de ler artigo do editor Fábio Lopes. João Gabriel Almeida denuncia o esquecimento premeditado dos dez anos da morte do líder trabalhista Leonel de Moura Brizola, e defende “memórias que precisam ser reescritas, ações que precisam ser relidas”.
Jason de Lima e Silva desmascara poder, ontem e hoje, com uma crítica do filme Macbeth – adaptação da tragédia de William Shakespeare –, dirigido por Roman Polanski, e estimula um debate sobre a obra e a tragédia do nosso tempo (a peça é de 1611, e o filme foi lançado em 1971).
Nas páginas centrais de Subtrópicos o professor da UFSC, Carlos Alberto Marques, entrevista o cientista Adélio Machado, da Universidade do Porto, autor pela EdUFSC do livro Introdução às Métricas da Química Verde – Uma visão sistêmica. “A Química Verde não é mais que uma reformatação da química tradicional com o objetivo de obter produtos químicos com menos impactos negativos ao ambiente que os atuais”, alerta. Adélio avisa que os químicos não podem assumir uma discussão verde e mover uma prática científica paralela, diferente.
A revista destaca também três títulos da EdUFSC: O homem e os animais: poemas de Umberto Saba; Valor Intrínseco: Metaética, Ética Normativa e Ética Prática em G.E.MOORE; e Experimentação na Educação em Química: Fundamentos, Propostas e Reflexões.
O jornalista Fábio Bianchini é músico e aproveita a Subtrópicos para divulgar Nessun Dorma, o primeiro álbum dos Skrotes. Integrante da equipe da Agência de Comunicação (Agecom) da Diretoria Geral de Comunicação da UFSC/ Bianchini conta e detalha a história do som da Ilha. “A desorientação é psicodélica”, reconhece o articulista.
Na contracapa, a revista consagra o espaço para a imagem e a fotografia. Airton Cruz, capista da Subtrópicos, presenteia os leitores com uma “foto tirada um dia após a derrota de 7 a 1 para a Alemanha”.
Criada pela atual gestão da EdUFSC com o objetivo de aproximar mais a comunidade acadêmica da cidade, a revista Subtrópicos publica breves ensaios sobre cultura, arte, economia, antropologia, meio ambiente, educação, sociologia e política. Circula nas versões impressa e eletrônica.
Mais informações: (48) 3721-9408; www.editora.ufsc.br
Diretor-executivo – Fábio Lopes: flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887
Texto: Moacir Loth / Jornalista da Agecom/ Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
moacir.loth@ufsc.br
Revisão: Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação
claudio.borrelli@ufsc.br