Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina celebra 30 anos de atividades nesta quarta-feira

14/05/2014 10:07

Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC) comemora seus 30 anos de atividades nesta quarta-feira, dia 14 de maio, em solenidade no auditório do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir das 9 horas. Mais do que celebrar o aniversário, o propósito da data é divulgar o serviço à população. O ideal é que cada família conheça o serviço e tenha em casa o número do telefone 0800-643-5252, para qualquer caso de acidente tóxico ou envenenamento.

Também será lançada pela Secretária de Saúde a Política de Antídotos do Estado de Santa Catarina, que prevê a implementação de diretrizes estaduais, regionais e municipais de antídotos. Seu objetivo é assegurar o tratamento adequado ao paciente agudamente intoxicado, garantindo – em todo o território catarinense – a disponibilidade dos antídotos e a difusão das informações técnicas qualificadas, atualizadas e com base nas melhores evidências quanto à indicação e ao uso.

O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina é uma unidade pública de referência em Toxicologia Clínica no estado de Santa Catarina, que atende em regime de plantão permanente, por meio telefônico e presencial, nas intoxicações e envenenamentos. Localizado no HU da UFSC desde sua fundação, o Centro mantém serviço de plantão 24 horas especializado em prover informações sobre o tratamento de intoxicações, em caráter de urgência, a profissionais de saúde – principalmente médicos da rede pré-hospitalar, hospitalar e ambulatorial –, além de educar e informar a população em geral. O atendimento é feito por telefone, com discagem gratuita, ou diretamente no CIT/SC.

Criado em Santa Catarina em maio de 1984 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), com  apoio e parceria técnica da UFSC, hoje em dia o Centro está vinculado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação/SES/SC. Nessas três décadas, registrou aproximadamente 175 mil atendimentos e tem contribuído para a melhoria da assistência toxicológica e a redução da morbimortalidade das intoxicações e dos custos finais do sistema de saúde.

As principais atividades do CIT/SC :

– prover informações técnicas em casos de urgência e emergência, auxiliando os profissionais no diagnóstico e tratamento de intoxicações/envenenamentos;

– acompanhar os casos de intoxicação até a resolução;

– prestar informações sobre primeiros socorros à população em geral, e educá-la e orientá-la em caráter educativo/preventivo;

– realizar cursos e palestras para profissionais da área da saúde e o público em geral;

– coletar dados e elaborar relatórios dos casos atendidos;

– identificar animais peçonhentos e plantas tóxicas com a colaboração dos departamentos de Botânica e Microbiologia e Parasitologia da UFSC;

– elaborar materiais informativos (cartazes, folhetos) sobre animais peçonhentos, produtos químicos, plantas tóxicas e outros.

O telefone do CIT/SC é 0800-643-5252. Atende múltiplas chamadas, e a ligação é gratuita.

Serviço:

O quê: comemoração dos 30 anos do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC).

Quando: quarta-feira, 14 de maio, às 9 horas.

Onde: auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Professor David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis (SC).

Para mais informações: www.cit.sc.gov.br e citsc@saude.sc.ufsc.br.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Tags: 30 anos de atividadescentro de informações toxicológicasCITUFSC