Programa de alfabetização coordenado pela UFSC inicia as formações de 2014
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal, para alfabetizar todas as crianças de até 8 anos de idade – ao final do ciclo de alfabetização. O PNAIC visa à formação continuada de professores alfabetizadores, sob a responsabilidade das universidades públicas do país. Em 2013, o programa formou 15.950 orientadores de estudos (multiplicadores de conhecimentos) e 317.462 mil professores, que atuam nas classes de alfabetização das redes municipais e estaduais de todo o Brasil.
Em Santa Catarina, a coordenação geral do PNAIC está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (Nepalp) – coordenado pelas professoras Nilcéa Lemos Pelandré e Maria Aparecida Lapa de Aguiar –, que, no primeiro ano, formou 546 orientadores de estudos e cerca de 8 mil professores alfabetizadores.
Em 2013, os encontros de formação foram centrados em estudos sobre o ensino da linguagem escrita, e, neste ano, haverá um aprofundamento no ensino da matemática, no ciclo de alfabetização.
A primeira formação de 2014 iniciou-se no dia 17 de fevereiro e segue até o dia 21, com duração de 40 horas, nos cinco polos distribuídos pelo estado de Santa Catarina. No decorrer do ano, mais quatro seminários de formação, de 32 horas cada um, serão realizados, seguidos de seminários locais, regionais e estadual, para socialização e avaliação dos resultados.
Mais informações: www.pnaic.ufsc.br ou (48) 3721-4491/9629-2773
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br