Vestibular UFSC 2014: orientações aos candidatos

11/12/2013 16:34

A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) da UFSC informa as orientações aos candidatos ao Vestibular 2014:

Conferir o local aqui (cidade, prédio e grupo); imprimir e ter em mãos a Confirmação de Inscrição; acertar o relógio de acordo com a hora oficial de Brasília e chegar, impreterivelmente, até as 13h45min, todos os dias. Essas são algumas das orientações finais da Coperve aos candidatos que realizam o concurso a partir deste sábado, 14 de dezembro.

O Vestibular UFSC/2014 será realizado nos dias 14,15 e 16 de dezembro, em 23 cidades catarinenses. As provas ocorrem entre 14h e 18h, mas os candidatos devem estar atentos para o fechamento dos portões, às 13h45min. O concurso oferece 6.511 vagas em 91 cursos e habilitações, nos cinco campi da Instituição.

O curso de Medicina permanece o mais procurado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); na sequência, entre as dez graduações mais concorridas da UFSC, estão Arquitetura e Urbanismo (27.46); Engenharia Civil (24.49); Engenharia Química (23.88); Direito – Diurno (23.62); Direito – Noturno (19.53); Psicologia (17.48); Engenharia Mecânica (17.44); Nutrição (15.72); Cinema (14.84).

– Acesso ao local de prova: das 13h às 13h45min

– Para ter acesso ao local de prova, o candidato deverá estar portando:

– Documento de Confirmação de Inscrição;

– Original do Documento de Identidade legalmente válido informado no Requerimento de Inscrição; *

– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul (fabricadas em material transparente).

– Na resolução das provas (rascunho) o candidato poderá usar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (fabricada em material transparente)

* O candidato que não apresentar o original do Documento de Identidade informado no Requerimento de Inscrição por motivo de perda, roubo ou extravio deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial competente, expedido há, no máximo, noventa dias. Neste caso, o candidato será submetido a identificação especial, compreendendo coleta de dados, assinatura e impressão digital em formulário próprio.

Candidatos Sabatistas

A Coperve/UFSC comunica aos candidatos na condição especial de sabatistas que todos terão que comparecer nos dias e ao seu local de realização das provas até as 13h45min (horário oficial de Brasília), definido na sua Confirmação de Inscrição. Após este horário nenhum candidato terá acesso ao seu local de provas.

Locais das provas

As provas serão realizadas em 23 cidades do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São José, Santo Amaro da Imperatriz, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Índice de abstenção e gabaritos

O índice de abstenção será divulgado diariamente, ao final do dia das provas. Os gabaritos das provas de sábado, em decorrência dos candidatos sabatistas, serão divulgados às 8h de domingo. Os demais gabaritos serão divulgados, diariamente, após o término das provas no site www.vestibular2014.ufsc.br

 Cuidado com eletrônicos

Durante a realização das prova o candidato não poderá portar telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, MP-player, iPod ou qualquer tipo de aparelho eletrônico. A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum dos objetos, esses deverão ser desligados, envelopados, identificados e deixados na sala, em local visível, antes do início da prova. Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados. O uso de aparelho de surdez será permitido desde que sua necessidade seja comprovada por laudo médico.

Enem

A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como percentual de 30% no Vestibular 2014. Contudo, caso a composição com o conceito do Enem prejudique o candidato, prevalecerá a nota do vestibular.

Provas

Prova 1
Dia 14/12/2013 -14h às 18h
–  Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas);
– Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa (08 questões de proposições múltiplas);
– Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
– Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2
Dia 15/12/2013 -14h às 18h
– História (10 questões de proposições múltiplas);
– Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
– Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
– Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3
Dia 16/12/2013 – 14h Às 18h
– Redação;
– 4 questões discursivas

Matrículas:

Todos os candidatos classificados dentro dos limites das vagas oferecidas para cada curso de graduação, independentemente do semestre letivo de 2014 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula pessoalmente ou mediante procuração particular nas seguintes datas:

Grupo

Data

Candidato

Grupo I 20 e 21 de fevereiro de 2014 Todos os candidatos classificados para o curso de Engenharia de Materiais, incluindo aqueles que necessitam ter validação de autodeclaração por comissões.
Grupo II 20 e 21 de fevereiro de 2014 Todos os estudantes classificados que não necessitem se apresentar para comissões de validação de autodeclaração – modalidade “classificação geral”, optantes pela Política de Ações Afirmativas da UFSC (PAA/UFSC) nas modalidades: “escola pública, renda familiar bruta mensal superior a 1,5 SM”; “PPI/ renda familiar bruta mensal superior a 1,5 SM”; pertencentes ao grupo racial de negros (PAA/UFSC).
Grupo III 24, 25 e 26 de fevereiro de 2014 1. Todos os estudantes classificados (PAA/UFSC) que necessitam se apresentar para Comissão de validação de autodeclaração de renda, nas modalidades de cotas:a) “escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimo per capita”;b) “escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimo per capita” / PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas);2. Somente os estudantes indígenas classificados nas vagas suplementares para indígenas, PAA – Indígena de todos os cursos que necessitam apresentar-se para a Comissão de validação de autodeclaração de pertencente a povo indígena.


Informações: www.vestibular2014.ufsc.br / (48) 3721-9200

Leia mais: Vestibular 2014: UFSC realiza as provas 14, 15 e 16 de dezembro

Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
alita.diana@ufsc.br

Tags: orientações candidatosUFSCVestibular 2014