Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC completa 35 anos

Cerimônia de comemoração dos 35 anos do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental reuniu alunos, ex-alunos, professores e funcionários. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC
Na noite do dia 3 de junho, o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC comemorou 35 anos, no Auditório da Reitoria, em cerimônia realizada em conjunto com o início da Semana Mundial do Meio Ambiente. Estavam presentes a vice-reitora Lúcia Helena Pacheco, alunos, ex-alunos, professores, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Santa Catarina (Abes).Na cerimônia houve a apresentação de um vídeo sobre a história da Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade e homenagens a ex-alunos, professores e funcionários pela vice-reitora. Em seu discurso, Lúcia reconheceu a qualidade e o desempenho da graduação e pós-graduação a nível nacional e internacional. “No início do curso, enfrentávamos o problema da aceitação profissional, já que é uma engenharia diferente que concilia exatas, humanas e questões ambientais”, conta Paulo Belli Filho, professor e subchefe do departamento e também um dos formandos da primeira turma de engenheiros sanitaristas da UFSC.

Paulo Belli Filho, professor e subchefe do departamento e também um dos formandos da primeira turma de engenheiros sanitaristas da UFSC. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC
O Curso
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental foi criado em 1978 na UFSC, com o nome inicial de Engenharia Sanitária. A primeira turma se formou em 1983, com os alunos Antônio Rogério da Silva Inácio, Janete Regina Kirchiner, Maria de Fátima Goulart, Maria Perpetua Lochs, Maurício Luiz Sens, Paulo Belli Filho e Ricardo Muller Arcari. Atualmente, o curso admite 40 alunos por semestre e tem a duração de cinco anos. Entre os objetivos do curso, está a habilitação para formação profissional em metodologias de planejamento, construção, manutenção e gerenciamento de sistemas de Engenharia Sanitária e Ambiental, além do desenvolvimento de ações de controle da qualidade e da preservação ambiental.
Lista de Homenageados
Formandos da primeira turma na UFSC
- Antônio Rogério da Silva Inácio
- Janete Regina Kirchiner
- Maria de Fátima Goulart
- Maria Perpetua Lochs
- Maurício Luiz Sens
- Paulo Belli Filho
- Ricardo Muller Arcari
Professores que lecionaram na primeira turma
- Flávio Rubens Lapolli (primeiro coordenador do curso)
- Afonso Veiga Filho
- Alberto Odon May
- Daniel José da Silva
- Fernando Soares Sant’Anna
- Gilberto Valenti Canalli
- Guilherme Farias Cunha
- Jairo Ambrozini
- Henrique de Melo Lisboa
- Luiz Sérgio Philippi
- Márcio Renato Francalacci
- Rejane Helena Ribeiro da Costa
- Victor Otto Schaeffer
Reitor
- Gaspar Erich Stemmer
Servidor Técnico-Administrativo em Educação
- Joaquim Furtado
Beatriz Nedel Mendes de Aguiar/Estagiária de Jornalismo da Agecom /UFSC
beatriznedel@gmail.com