Divulga UFSC – 10/6/2013 – Edição 189

10/06/2013 15:22

10/6/2013 – Edição 189Nota da Administração Central sobre greve do transporte público

Em virtude da paralisação do serviço de transporte público da região metropolitana de Florianópolis, a Administração Central da UFSC solicita que as faltas decorrentes do não comparecimento de estudantes devido à greve sejam abonadas, e que as atividades de avaliação previstas sejam suspensas até o fim da paralisação, devendo estas serem repostas em nova data. A Administração Central aguarda informações atualizadas da Prefeitura Municipal sobre o movimento de paralisação dos trabalhadores do transporte público e divulgará, a partir das 15h, novas orientações sobre o funcionamento dos cursos de graduação nos sites ufsc.br e prograd.ufsc.br. Informações: (48) 3721-9276.

Prae esclarece sobre pagamento de bolsas

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa que o pagamento de todos os benefícios aos estudantes relativo ao mês de maio de 2013 foi encaminhado ao DCF/UFSC até dia 5 de junho. Porém, somente na última sexta feira o MEC liberou os recursos financeiros para a UFSC. Imediatamente os arquivos com a solicitação de pagamentos individuais foram enviados aos respectivos bancos, que deverão liberar os recursos entre os dias 10 e 11 de junho. Informações: (48) 3721-9341.

Congresso sobre Corte Internacional de Justiça

O Congresso Internacional “Os Desafios do Barreau Invisible: a contribuição dos Conselheiros Jurídicos dos Estados à consolidação da Corte Internacional de Justiça” ocorrerá entre os dias 10 e 12 de junho, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC). O evento é gratuito, com um limite de 90 vagas, e a inscrição pode ser realizada neste link. Confira a Programação. Informações: iusgentium.ufsc.br.

Mostra Prometeu começa nesta segunda-feira

O Curso de Cinema da UFSC promove nesta semana a Mostra Prometeu, que faz parte do Projeto de Extensão Punctum: cinema e pensamento. Com início nesta segunda-feira, 10 de junho, às 17h30, a programação consta de exibição de filmes, simpósio, música, falas e videoconferência. O evento ocorrerá no Auditório Henrique Fontes, no térreo do Bloco B, Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O objetivo central do projeto é a produção de pensamento no (e a partir do) cinema. A cada mostra, a ideia é reunir, além de filmes, e principalmente, trabalhos que já estejam sendo feitos em torno de um tema, uma imagem. Desta vez a imagem foi Prometeu, reunindo trabalhos feitos a partir (mais do que em torno) de derivações do mito. Confira a programação. Informações: punctum.ufsc.br ou punctum@cce.ufsc.br

Graduação-sanduíche tem mais 13,4 mil vagas em nove países

O programa Ciência sem Fronteiras abriu novas chamadas públicas para graduação-sanduíche. No total, são 13.480 vagas em 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em nove países da Europa, Ásia e América do Norte. Os interessados podem fazer a inscrição até julho. O prazo depende do edital de cada país. As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Veja o quadro de oferta de vagas. Inscrições e mais informações sobre as chamadas na página do Ciência sem Fronteiras.

Dia de conscientização da violência contra idosos

Com o objetivo de refletir sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, realizado no dia 15 de junho, várias entidades ligadas à defesa do direito dos idosos em Florianópolis organizam nesta semana uma série de atividades, tais como mesas-redondas, exibição de filmes e culto ecumênico. Parte da programação será realizada na UFSC, com apoio do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). Dia 11, às 14h, no Auditório da Biblioteca Central, será realizado o “Cinedebate em Gerontologia”, com a exibição de um documentário sobre a violência social e familiar, seguido de debate com professores do NETI. Confira a programação. Informações: (48) 3721-9909 e 3721-2986.

Sessão dupla do Projeto Cinema Mundo nesta quinta

Nesta quinta-feira, 13 de junho, o Projeto Cinema Mundo tem sessão dupla. Na sessão especial, às 12h30, será exibido o filme Catfish (Catfish, 2010), documentário de Henry Joost e Ariel Schulman, com comentários posteriores do crítico de cinema Daniel Medeiros. Às 18h30 será a vez de Confiar (Trust, 2010), dirigido por David Schwimmer, comentado pelo professor dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, Rodrigo Garcez. Ambas as obras audiovisuais problematizam os relacionamentos no meio virtual. O Projeto Cinema Mundo é uma parceria entre o Curso de Cinema, a Biblioteca Universitária e o Instituto de Gêneros da UFSC. Informações: cinemamundo.cce.ufsc.br e facebook.com/cinemamundo.

Seminário sobre Educação Ambiental

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb/CTC/UFSC) promoverá o Seminário de Educação Ambiental, evento organizado anualmente com o objetivo de mostrar os projetos em andamento seus resultados. O seminário ocorrerá no dia 13 de junho, a partir das 18h30, na Sala 903, Centro de Ciências da Saúde (CCS). Informações: (48) 3721-7746 ou neamb.ufsc.br.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

Tags: Divulga UFSCGreveidososMostra prometeuNETIPRAEProjeto de Extensão Cinema MundoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina