Café Antropológico com Marie-Hélène Bourcier debate videoclipes da Madonna

17/04/2013 16:26

A professora francesa Marie-Hélène Bourcier será a convidada especial do Café Antropológico do dia 24 de abril, quarta-feira, que irá debater videoclipes da cantora Madonna. O Café começa às 20h na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição, Florianópolis. O evento é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), em parceria com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e a Casa das Máquinas, da Fundação Franklin Cascaes.

Figura polêmica do ativismo lésbico e queer francês, Bourcier aparece em numerosas publicações de livros e artigos sobre cultura, teoria queer e subculturas sexuais, feminismos e os pós-feminismos, minorias e políticas de identidade na França e no exterior.

Convidada pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Instituto de Estudos de Gênero da UFSC, Bourcier fará também duas palestras na UFSC.

No dia 25 de abril, às 18h30min, a professora ministra a palestra aberta “Queer Zones I”. O evento será na Sala Carolina Bori, departamento de Psicologia (CFH) e é uma intervenção na disciplina de graduação “Sexualidades, Homo-Transexualidades e Teoria Queer”.

No dia 26 de abril, às 10h30min, será realizada a palestra aberta “Queer Zones II”, uma intervenção na disciplina de pós-graduação “Teorias Feministas e Estudos de Gênero”. O evento será na Sala 110 da Antropologia (CFH).

Sobre a palestrante – Professora da Université de Lille II, Marie-Hélène Bourcier é formada na Ecole Normale Supérieure de Fontenay-aux-Roses  em Letras Modernas, defendeu tese de doutorado (1998) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) sobre as narrativas na televisão durante o Guerra do Golfo, orientada por Dominique Wolton e Alain Touraine. Professora visitante na Universidade de Nova York (2001) e tradutora de Monique Wittig e de Teresa de Lauretis, escreveu  vários livros de referência para os estudos queer na França: “Queer zones” (em três volumes) e “Comprendre le féminisme?” (2011).

Serviço: 

Eventos com a professora Marie-Hélène Bourcier

Café Antropológico Madonna!
Quando:  24 de abril, quarta-feira, às 20h
Onde: Casa das Máquinas Espaço de Artes. Rua Henrique Veras do Nascimento, fundos, nº 50, Lagoa da Conceição (pracinha da Lagoa), Florianópolis.

Palestra Aberta – Queer Zones I
Intervenção na Disciplina “Sexualidades, Homo-Transexualidades e Teoria Queer” (Graduação)
Quando: 25 de abril, 18h30min
Onde: Sala Carolina Bori, Psicologia (CFH)

Palestra Aberta – Queer Zones – II
Intervenção na Disciplina “Teorias Feministas e Estudos de Gênero” (Pós-Graduação)
Quando: 26 de abril,  10h30min
Onde: será na Sala 110, Antropologia (CFH)

Mais informações:
– http://nigs.paginas.ufsc.br/
– complex.lipe@gmail.com
– (48) 9806-4880

Tags: café antropológicoMarie-Hélène BourcierNaviNIGSUFSC