Café Antropológico “Um encontro com Lacan”

03/04/2013 18:37

Na segunda-feira, 8 de abril, será realizada mais uma edição do Café Antropológico, que irá debater “Um encontro com Lacan”. Os debatedores são o professor Claude Mercier, da Escola Lacaniana de Psicoanálise, França, e a pesquisadora Caterina Rea, pós-doc do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC), doutora em Filosofia pela Université de Louvaim, Bélgica.

O Café começa às 20h na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição, e o debate será traduzido professora Miriam Grossi (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC) e pelo pesquisador Felipe Bruno, pós-doc NIGS/UFSC. O evento é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI) em parceria com o NIGS e a Casa das Máquinas.

Sinopse: “Nascido com o século XX, em uma família católica e de classe média, Jacques Lacan se formou como Psiquiatra. Teve a amizade de Picasso, Levi-Strauss e Sartre. Destacou-se no exercício prático e teórico da psicanálise e gerou polêmica entre os colegas de profissão. Com a ajuda de seu irmão Jacques-Alain, um dos maiores pupilos de Lacan, Gérard Miller tenta destrinchar a personalidade deste que até hoje é considerado um dos mais instigantes e controversos pensadores da história da psicanálise. A obra conta com a participação dos psicanalistas Eric Laurent, Jacques-Alain Miller e Judith Miller, entre outros, além de depoimentos de antigos analisandos. ”

O quê: Café Antropológico “Um encontro com Lacan”

Quando: Segunda Feira 8 de abril

Local: Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição